Em potencial de mercado, Roraima cresceu 4,11% e teve a maior taxa média de crescimento nos últimos quatro trimestres, conforme o Centro de Liderança Pública (CLP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tocantins (3,93%) e Mato Grosso (3,31%) completam o pódio. Desde 2016, Roraima integra a lista dos cinco estados com a maior taxa de crescimento do Brasil nesse pilar, o mesmo do Ranking de Competitividade dos Estados da CLP.
O indicador avalia a atratividade econômica do Estado com base no consumo das famílias, no tamanho do mercado consumidor, no número de empresas e no potencial de investimentos.
Conforme o CLP, o cálculo da taxa considera a média móvel de quatro trimestres para a taxa de crescimento anual do PIB (Produto Interno Bruto) real do Estado. Isso corresponde à soma dos últimos quatro índices, dividida igualmente por quatro.
“[A média móvel] é importante porque, com ela, a gente consegue acompanhar a evolução da economia do Estado de Roraima de modo mais estável. Nós tentamos ter um indicador que é menos sujeito a variações pontuais, a oscilações, que nos permite olhar a tendência de crescimento econômico do Estado ao longo do tempo”, explicou o coordenador de Inteligência Técnica do CLP, Pedro Trippi.
Em 2024, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que, em 2022, o PIB de Roraima atingiu R$ 21,1 bilhões. Proporcionalmente, o crescimento anual do Estado foi o maior do Brasil, com 11,3%.
Governador celebra
No Instagram, o governador Antonio Denarium (Progressistas) comemorou o levantamento do CLP ao enfatizar que o Estado é “exemplo de desenvolvimento, trabalho e futuro promissor”.
“Roraima se destaca pela força do agronegócio, atração de investidores, aumento das exportações e geração de emprego e renda. Já temos mais carteiras assinadas do que cadastros no Bolsa Família”, avaliou.