Moradores do conjunto habitacional Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, voltaram a relatar cobranças abusivas nas contas de água por parte da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) no mês de julho. Esta é a terceira vez que a leitura incorreta dos hidrômetros na região é registrada.
Uma moradora, que preferiu não se identificar, contou que as cobranças envolvem tanto o consumo de água quanto a aplicação de juros e multas por atraso, considerados desproporcionais. Em uma das faturas enviadas à FolhaBV, o valor cobrado ultrapassava R$ 1.500.
“É um absurdo acontecerem essas coisas com os moradores de baixa renda aqui no Vila Jardim! Em bairros próximos, como o Santa Tereza, os moradores pagam entre R$ 30 e R$ 40, enquanto aqui no Vila Jardim o valor das contas varia entre R$ 150 e R$ 300. A conta de água está vindo quase no mesmo valor da conta de luz. Isso é um absurdo!”, relatou a denunciante.
Em fevereiro do ano passado, os moradores já haviam denunciado a situação à FolhaBV. Após a repercussão, a Caer realizou um mutirão de atendimentos nos bairros Cidade Satélite, Caranã, Pintolândia e Raiar do Sol, com o objetivo de regularizar as contas.
A FolhaBV procurou a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima para esclarecimentos sobre a cobrança aos moradores. Por meio de nota, a Caer explicou que, no residencial Vila Jardim, foram identificadas 46 irregularidades no consumo de água em junho de 2025, como aumentos repentinos e elevados.
Nessas situações, a Caer emite um aviso na própria fatura entregue ao consumidor, informando sobre o aumento significativo no consumo em relação ao mês anterior. O comunicado orienta o morador a verificar as instalações hidráulicas e a buscar possíveis vazamentos que possam ter causado a elevação no valor da conta.
A empresa explicou também, que nestes casos, após a identificação desses vazamentos, os registros por meio de fotos, vídeos e todos os meios que o consumidor conseguir provar que o vazamento é oculto, eles podem solicitar a revisão dos valores.
Confira a nota completa da Caer abaixo.
A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informa que o serviço de medição de água é feito de forma segura por uma empresa terceirizada, que além da coleta das leituras e entrega de faturas, também registra mensalmente qualquer anormalidade de consumo.
Todos os registros fora da faixa de consumo são integrados ao sistema da Caer e contam com comprovação fotográfica para verificação posterior.
No caso do residencial Vila Jardim, foram identificadas 46 anormalidades no consumo de água em junho de 2025, como aumentos repentinos e elevados. Nessas situações, a Caer emite um aviso na própria fatura entregue ao consumidor, informando sobre o aumento significativo no consumo em relação ao mês anterior. O comunicado orienta o morador a verificar as instalações hidráulicas e a buscar possíveis vazamentos que possam ter causado a elevação no valor da conta.
Informa ainda que a empresa possui um setor específico denominado Divisão de Proteção do Consumidor, composta por assessores jurídicos responsáveis por acompanhar essas solicitações, via requerimento e auxiliar na defesa do próprio consumidor junto a empresa, visto que muitos desses acréscimos são em virtude de vazamentos ocultos.
Nestes casos, após a identificação desses vazamentos, os registros por meio de fotos, vídeos e todos os meios que o consumidor conseguir provar que o vazamento é oculto, e solicitar a revisão dos valores.
A empresa agradece a compreensão e disponibiliza canais de comunicação para que os usuários possam esclarecer dúvidas sobre saneamento básico diretamente com a companhia.