ENTREVISTA AO QUEM É QUEM

Nos 135 anos da capital, prefeito de Boa Vista fala sobre crescimento, expansão urbana e áreas de risco

Durante entrevista à rádio Folha FM 100.3, o prefeito destacou crescimento populacional, planejamento urbano e oportunidades para o futuro da capital

Arthur Henrique em entrevista ao Quem é Quem, apresentado por Cida Lacerda. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Arthur Henrique em entrevista ao Quem é Quem, apresentado por Cida Lacerda. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Em entrevista ao programa Quem é Quem, da rádio Folha FM 100.3, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, falou sobre os avanços da capital roraimense ao completar 135 anos de fundação. Entre os principais temas abordados, ele destacou o crescimento populacional acelerado da cidade, os desafios causados por ocupações irregulares no passado e os investimentos em infraestrutura e desenvolvimento urbano para garantir qualidade de vida à população.

“Boa Vista é uma das capitais mais jovens do país e encanta quem chega aqui. A cidade é organizada, limpa e acolhedora”, afirmou o prefeito. Ele também ressaltou o planejamento que vem sendo adotado nos últimos anos para ordenar o crescimento da capital. “Hoje, nenhum novo bairro pode surgir sem infraestrutura pronta. Isso evita problemas como os alagamentos que vemos em áreas que foram ocupadas de forma irregular lá atrás”, explicou.

Segundo Arthur, a capital passou de 332 mil habitantes em 2013 para 470 mil atualmente, segundo estimativa do IBGE. “E pode ser até mais, por causa da imigração”, observou.

Apesar do crescimento, o prefeito afirmou não ser favorável à verticalização forçada da cidade. “Não é o momento. Queremos que aconteça de forma natural. A cultura daqui é das pessoas morarem em casas, com quintal”, comentou. Ele ainda destacou que existem muitos terrenos ainda não ocupados dentro do perímetro urbano, especialmente em bairros como Aparecida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O prefeito reconheceu que Boa Vista ainda enfrenta desafios, especialmente relacionados ao isolamento geográfico e aos altos custos para aquisição de produtos e insumos. No entanto, se mostrou otimista com o futuro. “Estamos vendo investidores chegando, teremos a solução da questão energética e a nova estrada ligando Georgetown a Boa Vista. Isso deve impulsionar ainda mais o nosso desenvolvimento econômico”, disse.

Sobre a gestão de resíduos, Arthur ressaltou que a cidade não envia mais lixo hospitalar ou da construção civil para o aterro sanitário e que os catadores informais deram lugar a cooperativas organizadas. Ele também incentivou a criação de empresas voltadas à reciclagem. “É uma oportunidade de negócio. Temos pessoas no Distrito Industrial, que reaproveitam PETs e papelão. Mas ainda falta infraestrutura, como energia adequada, para que isso cresça”, afirmou.

O prefeito comentou ainda sobre a situação do bairro São Bento, construído sobre a área do antigo lixão. Segundo ele, parte do bairro representa risco e deve passar por reavaliação. “Tem casa que, quando você olha o barranco atrás, não é terra, é lixo. Estamos fazendo estudos para apresentar soluções para quem mora nessas áreas”, concluiu.

A entrevista completa com o prefeito Arthur Henrique pode ser acompanhada no clicando no link abaixo. Durante a conversa, ele também falou sobre outros temas importantes para o presente e o futuro de Boa Vista.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.