EM RORAIMA

Helicóptero com cinco pessoas cai na Terra Yanomami

Informações preliminares apontam que a aeronave transportava pacientes e equipe de socorro

Aeronave da Voare que caiu na Terra Yanomami (Foto: Divulgação)
Aeronave da Voare que caiu na Terra Yanomami (Foto: Divulgação)

Um helicóptero caiu no final da tarde desta segunda-feira, 7, na região do Polo Base Arataú, em território indígena, conforme informações preliminares repassadas por profissionais de saúde que atuam na área.

De acordo com o relato, havia cinco pessoas a bordo da aeronave: o piloto, o copiloto, dois pacientes e um socorrista. O acidente teria ocorrido após a decolagem, e há indicativos de que o helicóptero pegou fogo após a queda.

As primeiras informações dão conta de que o piloto, o copiloto e o socorrista não tiveram ferimentos graves. No entanto, os dois pacientes sofreram queimaduras de maior gravidade. Ainda não há detalhes sobre a identidade das vítimas nem o estado de saúde atualizado.

A equipe de saúde do Polo Parima foi informada por um Agente Especial de Saúde que estava na região. O Exército Brasileiro foi acionado e deslocou uma equipe para o local do acidente, com previsão de chegada inicial por volta das 23h, no entanto, as buscas tiveram que ser adiadas para esta terça-feira, 8.

Ainda segundo informações obtidas pela reportagem, as vítimas serão trazidas para o Hospital Geral de Roraima.

As causas da queda ainda são desconhecidas, e o caso será investigado pelas autoridades competentes.

Empresa responsável pela aeronave, a Voare divulgou nota sobre o assunto:

“A Voare Táxi Aéreo informa acidente aeronáutico ocorrido na tarde desta segunda-feira, dia 07 de julho de 2025, por volta das 16h30, envolvendo uma das suas aeronaves rotativas, um Helicóptero Esquilo B2, prefixo PP-IVO, operada em missão de atendimento aeromédico, ocorrido na região do Surucucu, na terra indígena Yanomami, estado de Roraima.

A bordo estavam cinco ocupantes, e segundo informações preliminares não houveram vítimas.

Os órgãos competentes foram acionados para realizar o resgate, porém, devido às condições meteorológicas adversas, a primeira tentativa não pôde ser concluída. As operações serão retomadas ao nascer do sol.

As causas do acidente ainda são desconhecidas e serão objeto de apuração pelas autoridades competentes, nos termos da legislação aeronáutica vigente.

A empresa se coloca à disposição para colaborar integralmente com as investigações conduzidas pelos órgãos responsáveis.

Novas informações serão comunicadas oportunamente, à medida que houver atualizações oficiais.

Boa Vista/RR, 07 de julho de 2025.”

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.