A partir desta terça-feira (8), a Oficina de Apresentação das Ações na Terra Indígena Yanomami reunirá lideranças das associações indígenas Yanomami e Ye’kwana e representantes do governo federal e instituições parceiras para discutir os os próximos passos de proteção e promoção de direitos na TI Yanomami.
O evento inicia a partir das 8h30 e segue até sexta-feira (11), no Fórum Sobral Pinto, no Centro Cívico de Boa Vista. A programação é organizada pela Força Tarefa Yanomami e Ye’kwana (FTYY) da Fundação Nacional dos Povos Indígenas.
Com painéis temáticos com tradução simultânea e espaços para debate, a oficina irá abordar áreas estratégicas como proteção territorial, saúde indígena, segurança alimentar, proteção social, educação e restauração ecológica.
Segundo o coordenador da Força-Tarefa da Terra Indígena Yanomami, Ivo Makuxi, a oficina marca um passo decisivo na construção de uma nova governança com protagonismo indígena.
Protagonismo Indígena e Governança
“Essa oficina é importante porque vamos começar de fato a construir, junto com as lideranças indígenas Yanomami, com as 10 associações indígenas da Terra Indígena Yanomami, um plano de governança com protagonismo das lideranças indígenas. Isso quer dizer que quem vai decidir os caminhos e as prioridades são as próprias lideranças, por meio das associações, com base nos seus conhecimentos ancestrais, forma de organização e de decisão”.
Dentre as instituições participantes ao longo da programação estão: Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami e Ye’kwana (DSEI-YY), Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Federal de Roraima (IFRR), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Universidade Federal de Roraima (UFRR) e outros.
Lançamento do Guia Temi Totihi
A oficina também contará com o lançamento do Guia “Temi Totihi de Atenção ao Pré-Natal na Terra Indígena Yanomami”, resultado de parceria entre Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), Funai e lideranças indígenas.