A delegação roraimense se prepara para representar o estado na Copa das Federações de Tênis Infantojuvenil, que serão realizados entre os dias 20 e 24 de julho, nas quadras do Praia Clube, em Uberlândia (MG). A equipe está na reta final dos treinamentos antes da viagem.
Esta será a terceira participação da Federação Roraimense de Tênis na competição. Ao todo, cinco atletas filiados irão disputar as categorias sub-12, sub-14 e sub-16, junto a jogadores de outros estados que compõem a delegação.
Desenvolvimento do tênis em Roraima
Responsável pelos treinamentos dos atletas, Carlos Façanha, conhecido como Didi, é natural do Amazonas e veio a Roraima com o objetivo de contribuir para o crescimento do tênis local.
“Roraima foi o último estado filiado à CBT, com isso, agora conseguimos desenvolver melhor o nosso trabalho aqui. Desenvolver mais atletas, para futuramente a gente despontar no cenário nacional. Nos dois últimos anos acabamos ficando em último na Copa das Federações, mas neste ano estamos levando mais atletas, então a tendência é melhorar esses resultados”, destacou Didi.
Segundo o treinador, Boa Vista oferece estrutura que facilita o acesso a pratica do tênis. “Uma das poucas cidades que existe quadras públicas, então, isso facilita muito o acesso, você não ter que pagar para praticar, pois é um esporte caro”, completou.
Expectativas dos atletas
Entre os atletas convocados está Esther Mendes, de 16 anos, que fará sua primeira competição fora do estado. Ela começou a jogar tênis aos 12 anos, mas precisou se afastar das quadras por conta de uma lesão. Há cerca de um ano e meio, retornou aos treinos e agora se prepara para o novo desafio.
“Eu sinto que estou bem melhor, bem mais preparada, até psicologicamente, o tênis é um esporte que exige muito do mental, então, agora eu acredito que estou muito mais madura para competi”, declarou.
Outro representante da delegação é Levi Vizzoni, de 13 anos, que vai disputar a categoria sub-14. Levi começou a praticar o esporte aos cinco anos, inspirado pelo pai e pelo irmão. Com algumas participações em torneios nacionais, ele segue focado nos treinos.
“A minha expectativa é grande, de toda a minha equipe ganhar, nós temos chance. Estou me esforçando ao máximo em todos os treinamentos, prestando atenção em todas orientações do meu treinador. Foco máximo”, disse.
Campeonato Brasileiro Infantojuvenil
Antes da Copa das Federações, Uberlândia sediará o Campeonato Brasileiro Infantojuvenil. Alguns atletas de Roraima também irão participar da competição, com é o caso do pequeno Pedro Couto, de 8 anos. Ele começou no tênis há cerca de dois anos, após acompanhar os treinos do irmão mais velho.
“A primeira vez que eu entrei na quadra eu não gostei muito. Mas comecei a ver o meu irmão em competições e comecei a gostar”, contou.
Pedro foi vice-campeão do torneio Fest Tennis, realizado há dois meses em Campina Grande (PB), e agora disputa seu primeiro Campeonato Brasileiro.
A mãe do atleta, Jacqueline do Couto, destaca os benefícios da prática esportiva para os filhos. “O esporte é transformador, dá muitas oportunidades, permite que as crianças pratiquem várias qualidades que são necessárias para a vida, resiliência, saber perder, ser generoso com os colegas”, disse.