Uma das coisas mais valiosas no ambiente de trabalho é o conhecimento e uso das Relações Humanas no Trabalho e na Família. Desde que começamos a fazer uso das relações humanas, o ambiente de trabalho melhorou muito, no Brasil. Já sabemos de minha experiência no setor, desde a década dos sessentas do século passado. Mas vamos em frente. Sempre tive o hábito de brincar com os funcionários, sobretudo dos mercados. Mas sempre fui respeitoso nas brincadeiras. Mesmo assim já tive respostas de defesa. Recentemente falei pra você do dia em que tratei a garota do caixa, em um supermercado, em São Paulo. Tratei-a com carinho, em umas respostas, tratando-a como querida. Que é um costume meu no uso do respeito. Nada de descaso nem ofensas. Terminado o trabalho, a garota aproximou-se e falou como reprimenda:
– Só que eu não sou sua querida.
Com um leve sorriso, respondi:
– Claro que não, senão seria bem-educada.
Mas reações como a da garota, são muito raras e não vivi mais nenhuma depois da dela. E ontem tive mais um exemplo dos que me alegram muito, pela observação de como evoluímos muito no que mais admiro: As Relações Humanas. Faz muito tempo que uso um remédio para pressão alta. Só que sempre peguei o remédio na farmácia-popular. E por isso eu nunca soube qual o preço dele. Ontem, com preguiça de ir até à popular, resolvi ir comprar o remédio em uma farmácia, aqui pertinho de minha casa. O atendente foi um senhor bem jovem, simpático e bem-educado. Ele trousse as duas caixinhas do remédio, as pôs sobre o balcão e me pediu documento para me cadastrar na farmácia. Com o documento ele descobriu que eu já era cadastrado. Ele ficou alegre e explicou o benefício que o cadastro em dava: falou sobre os descontos que eu recebera e falou feliz:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
– O valor total das duas caixas, fica em oito reais.
Franzi a testa e brinquei:
– Só tudo isso?!
O atendente sorriu e falou legre:
– Só tudo isso, mas se o senhor quiser podemos parcelar em três ou quatro parcelas.
Rimos, e ele me levou até ao caixa, despedimo-nos e apertamos mãos. Seja sempre agradável em suas brincadeiras. O respeito está na forma como fazemos as coisas com respeito. Seja sempre educado nas suas brincadeiras. É a maneira mais eficiente para você se respeitar, respeitando. Nunca se aborreça nem revide quando sua brincadeira for mal interpretada. Uma resposta à ofensa nem sempre é um revide, mas uma resposta. Pense nisso.
99121-1460