Uma nova trend tomou conta das redes sociais e está dando um toque retrô a sucessos populares do funk e de outros ritmos. Com a ajuda de inteligência artificial (IA), criadores de conteúdo estão transformando músicas conhecidas como se tivessem sido lançadas décadas atrás – e o resultado é, no mínimo, genial.
No TikTok, YouTube e Instagram, o que não falta são versões de funk, trap, pop e brega funk com cara (e som) de samba-canção, bolero, disco ou jazz. A trend combina vocais gerados por IA, arranjos musicais retrôs e até artes de capa estilo vinil, como se Pocah tivesse lançado um disco em 1970 ou MC L da Vinte fosse um galã da Jovem Guarda.
A moda mistura nostalgia, tecnologia e criatividade – e tem feito os internautas pirarem com as reinterpretações inesperadas. O mais curioso é que, em meio à zoeira, muitas versões ganham até uma carga emocional ou estética nova que surpreende.
Confira abaixo uma seleção com 10 músicas populares que entraram na onda e foram recriadas com estilos de outras épocas:
Pocah – “Casa dos Machos” (1979)
MCs Nandinho & Nego Bam – “Malandramente” (1972)
MC Neguinho– “Popotão Grandão” (1982)
MC Jhey – “Predador de Perereca” (1982)
MC Fioti – “Bum Bum Tam Tam” (1962)
Passinho do Romano (1967)
MC Kevin o Chris- Eu Vou pro Baile da Gaiola (1964)
Anitta – “Show das Poderosas” (1958)
MC Leozinho – “Ela Só Pensa em Beijar” (1965)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MC Kevin O Chris (ft. MC Caja) – (1980)