Shirley Rodrigues

Obra de escritora roraimense Trudruá Dorrico,  intitulada  “Tempo de Retomada”, foi referência para o tema do Caprichoso

A jovem poeta, escritora e pesquisadora indígena do povo Macuxi, esteve  presente no 58º Festival Folclórico de Parintins, a convite do presidente do Boi Caprichoso Rossy Amoedo e lançou sua obra Tempo de Retomada” - tema do Caprichoso 2025- durante  coletiva do bumbá azul  

Com Tudo 

*  O livro “Tempo de Retomada” da poeta, escritora e pesquisadora macuxi, Trudruá Dorrico, que  inspirou o tema do Boi Caprichoso 2025, no 58º Festival Folclórico de Parintins, foi lançado durante a coletiva de imprensa do Bumbá azul.  A obra retrata a busca  e a valorização da nossa ancestralidade. O tema foi retratado através das toadas, alegorias e rituais, durante as apresentações do Caprichoso no mega evento este ano. A convite do Presidente, Rossy Amoedo, Trudruá participou das três noites de apresentações do Boi Bumbá Caprichoso, no Bumbódromo de Parintins.Essa é a segunda vez que o Caprichoso homenageia um indígena de Roraima, a primeira foi em 2023, com o tema “Hutukara Yanomami — Um Canto para Davi Kopenawa”, que destacou a resistência do povo Yanomami.

Com Nada 

* Muitos artistas brasileiros “pegam carona” no sucesso de músicas internacionais para lançar versões em português que muitas vezes, acabam “estragando” a original. Exemplo disso é “Daqui Pra Frente”, cantada por Manu Batidão e Simone Mendes, versão de “Tattoo”, da cantora sueca Loreen, que em ritmo sertanejo, ficou bem esquisitinha, embora até hoje ainda faça sucesso. Outro exemplo de versão que piorada , é “Vaqueirona”, inspirada em “Oh, Pretty Woman” de Roy Orbison, adaptada para o contexto das vaquejadas, não teve sequer tradução da letra original. Se eles conseguem autorização para essas mudanças nas obras alheias e como o fazem isso, não se sabe,mas  fato é que, o que não falta são verdadeiros feiúras. #prontofalei!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Itaynara Brasil e seu marido Bruno Souza, especial para a coluna

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Da Autora

* Para a jovem poeta, escritora e pesquisadora roraimense, Trudruá Dorrico, do Povo Macuxi, poder participar do Festival Folclórico de Parintins a partir de sua obra “Tempo de Retomada”,  “foi uma honra e um imenso marco na minha história como escritora indígena”. Ela é pesquisadora de literatura indígena há 6 anos e sabe bem, que o que foi apresentado este ano amplifica o que ensinamos na literatura indígena.

* Especialmente sobre os povos indígenas, os rituais que preservam a terra, as encantarias vivas e vibrantes da floresta. “ Então para mim o Boi Caprichoso e a literatura indígena fortalecem a nossa cultura da Amazônia e do Brasil” – Declarou.

Cultural

* A  prefeitura de Boa Vista, por meio da FETEC, abriu inscrições  em três editais para seleção de projetos culturais. São de mais de R$ 3,5 milhões para premiações nas categorias: Pesquisa; Fomento a projetos culturais; Aquisição de equipamentos; formação e intercâmbio; Manutenção de espaços e Circulação em escolas municipais de ensino.

* O objetivo da iniciativa, é a promoção do desenvolvimento de projetos culturais no município, através da  Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com recursos do Governo Federal. Os editais já foram publicados e os interessados deverão acessar o Diário Oficial do Município na edição de 30 de junho.As inscrições seguem até o dia 30 deste mês no site da Fetec.

Hoje

* Encerram nesta quinta-feira, 3,  as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, Ambiente, Sociedade e Amazônia, da Universidade Estadual de Roraima, em parceria com o IFRR e a Embrapa Roraima. O curso será realizado no Campus de Rorainópolis, com aulas em formato modular, facilitando o acesso de quem vive em áreas rurais ou distantes dos centros urbanos.

 * As vagas disponíveis estarão divididas em duas linhas de pesquisa: 1 – Biodiversidade e Agroecologia no Bioma Amazônico e 2 – Ambiente, Sociedade, Agroecologia e Amazônia. O edital encontra-se no site: www.uerr.edu.br,  e quem desejar se inscrever deve enviar documentação para: [email protected].

Importante

* Integrantes da Polícia Civil de Roraima estão participando da I Conferência de Segurança Pública iLab-Segurança 2025, que teve início dia 1º e se encerra nesta quinta-feira,3, no Centro de Eventos e Convenções Brasil XXI, em Brasília. O evento é promovido pelo Consesp (Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública) e reúne autoridades federais e dirigentes das forças de segurança pública de todo o país.

* A delegada-Geral da PCRR, Darlinda de Moura Viana, o diretor do Departamento Administrativo, delegado Jimmy Santana, e o perito criminal Eduardo Aníbal,  representam a instituição na Conferência, que visa promover a cooperação nacional entre os agentes de segurança, com foco na troca de experiências, conhecimentos e estratégias.

O governador do Lions distrito LA1,  Evaldo Bruno,  empossando Naldo Viana como o presidente do Lions Clube Rorainopolis Francisco Soto

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



#Rápidas

* A Coluna de hoje é dedicada a querida amiga, jornalista Ana Florêncio e ao professor Parmênio Cito, ambos celebrando novo ciclo nesta quinta-feira.

* Também de aniversário hoje, Célia Pinheiro e Rodrigo Lima.

* O Tribunal de Justiça de Roraima, por meio do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade e da Escola Judicial de Roraima (EJurr), está realizando o curso “Desvendando o ENAM com foco na Equidade Racial e Étnica da Magistratura”.

 * O edital foi lançado recentemente , durante a live “Roda de Conversa sobre Equidade Racial e Étnica na Magistratura Brasileira”.

*  As aulas já começaram  com 75 alunos inscritos, dos quais 52% se autodeclararam negros e indígenas.

* O objetivo da iniciativa é diversidade e promover representatividade na magistratura.

A jovem poetisa, escritora  e pesquisadora , Trudruá Dorrico, do povo macuxi, autora da obra “Tempo de Retomada”, tema do Boi Caprichoso 2025

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Ta Valendo

No Sesc

*  Sesc RR,  está com inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), destinada a pessoas com 18 anos ou mais que ainda não concluíram o Ensino Médio. A formação é 100% gratuita e inclui curso de qualificação profissional em Produção Cultural, proporcionando uma oportunidade completa de retomada dos estudos com foco no mercado de trabalho. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 no site:  sesc.com.br/ead.

Prêmio

* Estão abertas, até o dia 11 deste mês, as inscrições para o prêmio Vivaleitura 2025. A Secretaria de Educação e Desporto, está divulgando a premiação em toda a rede estadual de ensino, nos níveis Fundamental I, II e Médio, com o objetivo de garantir a participação do Estado na categoria “Escolas Públicas, Privadas e Bibliotecas Escolares”.

Valéria Oliveira, celebrando nova idade nesta quinta-feira

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



shirley-rodrigues
Social

A coluna mais antiga do estado de Roraima que trata de temas sociais, principalmente variedades, cultura, eventos, atualidades, fotos, temas polêmicos muitas vezes sendo pauta das principais rodas sociais. E é claro aquela fofoca que estava correndo só nos bastidores.

A coluna mais antiga do estado de Roraima que trata de temas sociais, principalmente variedades, cultura, eventos, atualidades, fotos, temas polêmicos muitas vezes sendo pauta das principais rodas sociais. E é claro aquela fofoca que estava correndo só nos bastidores.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.