A 52ª edição dos Jogos Escolares de Roraima (JERs) deu a largada nesta terça-feira (1º) nas disputas do atletismo, uma das modalidades mais tradicionais da competição. As primeiras provas, de velocidade e salto em distância, foram realizadas na Pista de Atletismo do Complexo Poliesportivo do Parque Anauá.
O atletismo marca presença no JERs desde a primeira edição. Este ano, a competição reúne 2.118 atletas de 139 escolas, com instituições da capital, do interior e de comunidades indígenas. As provas seguem até o próximo domingo (6), quando serão conhecidos os campeões da modalidade e os atletas classificados para os Jogos Escolares Brasileiros.
Entre os participantes está Esther Vitória, de 13 anos, aluna da Escola Municipal Oscar Fernandes Costa, no município de Bonfim. Em sua segunda participação no atletismo, ela competirá nas provas de 800m e 2000m.
“Ano passado foi uma ótima experiência, foi a minha segunda participação nos Jogos, mas a primeira no Atletismo. Cheguei em terceiro lugar nos 800m e nos 2000m na quarta posição”, declarou.
Esther conta que passou por uma rotina intensa de treinos, tudo em busca de um objetivo: garantir vaga no nacional.
“Foi uma rotina cansativa, o professor me fazia correr com um pneu, cansava bastante, mas eu gosto disso e eu quero fazer o meu melhor. Esse ano o meu objetivo é ir ao nacional”, afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Falta de estrutura para o atletismo roraimense
Coordenador do atletismo nos JERs, Edivaldo Pereira acompanha a modalidade há mais de 30 anos e já viu diversos atletas saírem dos jogos escolares para conquistar medalhas pelo estado. Ele destaca o talento dos jovens, mas lamenta a falta de estrutura.
“Que sempre vai sair algum talento para o atletismo a gente sabe, a gente tem certeza disso. Agora, o que falta é mais estrutura, é mais profissionais com formação. O atletismo está mostrando para o estado que a gente tem promessas, que a gente precisa oportunizar aqui nos Jogos Escolares”, afirmou.
Quem compartilha dessa visão é o professor Fredson Ricardo, da Escola Estadual Vereador Francisco Pereira Lima, em Mucajaí. Desde 2019, ele desenvolve o atletismo na escola e tem observado o interesse e participação dos estudantes no atletismo.
“As nossas estruturas no interior são as mínimas possíveis. Mas a gente faz aquilo que a gente pode. Constrói caixa de areia, corre atrás de dardos, leva os meninos para fazer as corridas, treina nas ruas. De vez em quando a gente traz os atletas pra cá [Pista do Parque Anauá], para fazer um treino aqui ou na Vila Olímpica, com o nosso próprio transporte”, relatou.
Classificação para o nacional
No domingo (6), serão definidos os atletas que representarão Roraima nos Jogos Escolares Brasileiros. No Mirim (12 a 14 anos), 37 atletas serão selecionados — 17 meninas e 17 meninos. A competição nacional dessa categoria acontecerá em Uberlândia (MG).
Já no Infantil (15 a 17 anos), 22 atletas (11 de cada gênero) garantirão vaga no Jogos Escolares da Juventude em Brasília.