Bom dia!

Inelegível

O deputado federal Duda Ramos (MDB) confirmou, em entrevista à rádio Folha FM 100.3, que vai trocar de partido assim que a janela partidária for aberta. O destino será o Podemos, comandado em Roraima pelo deputado estadual Renato Silva, e que deve fazer fusão com o PSDB. Apesar das especulações, Duda descarta disputar o Senado neste momento e garante que não subirá no palanque do governador Antonio Denarium (Progressistas). Ele afirmou que o atual chefe do Executivo estadual já está inelegível e sem condições legais de disputar qualquer vaga.

Suplementares

Duda também demonstrou convicção de que Roraima terá eleições suplementares para o Governo. Segundo o parlamentar, cedo ou tarde, as quatro cassações de Denarium e do vice Edilson Damião (Republicanos) pesarão sobre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para decidir por novas eleições. Ele considera juridicamente insustentável a permanência da dupla no poder, o que pode, segundo ele, comprometer a credibilidade da própria Justiça Eleitoral.

Terceira via

Duda concorda que o cenário político local está dividido entre os grupos dos palácios Senador Hélio Campos (ligado a Denarium e ao senador Mecias de Jesus, pelo menos até o momento) e 9 de Julho (ligado ao prefeito Arthur Henrique, ex-senador Romero Jucá e ex-prefeita Teresa Surita). Diante disso, aposta no surgimento de uma terceira via, sugerindo que o Podemos pode seguir neste caminho.

Bafafá

O bafafá do fim de semana foi o disse-me-disse envolvendo a secretária estadual do Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares. Tudo começou com uma reportagem de um veículo local, que afirmou que a Polícia Federal (PF) teria feito uma operação, relacionada a lavagem de dinheiro e garimpo ilegal, na casa da secretária, que é cunhada de Denarium. A operação de fato ocorreu, na última sexta-feira (6), mas os mandados teriam sido cumpridos na rua onde Tânia mora, e não na residência dela. A secretária já anunciou que vai buscar reparação judicial.

Milho 1

O milho é um dos principais insumos para a alimentação animal e tem papel fundamental na produção agropecuária, especialmente para pequenos produtores e criadores. Garantir o acesso ao grão com preço justo é uma demanda constante da agricultura familiar. O superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Roraima, Pablo Melo, comentou em entrevista à rádio Folha FM 100.3, ao programa Agenda da Semana, que a estatal está estudando a possibilidade de adquirir milho diretamente da produção local para abastecer o programa de venda em balcão, o que pode reduzir significativamente os custos logísticos da companhia.

Milho 2

Atualmente, o milho comercializado pela companhia vem do Mato Grosso, o que gera despesas elevadas com transporte e armazenagem, e a compra local representaria uma economia além de um incentivo direto à agricultura do Estado. Ele destacou que a Conab já iniciou articulações com produtores, secretarias e órgãos federais para viabilizar essa medida no orçamento de 2026. De qualquer forma, ainda faltam muitas providências para que isso possa ser viabilizado.

Milho 3

Pablo Melo anunciou uma simplificação na compra do milho dentro da venda de balcão. Ainda segundo ele, todas as etapas na compra do produto, inclusive o cadastramento dos produtores, poderão ser feitas por modo virtual. O adquirente só precisará ir à Conab para pegar o milho no armazém com a devida quitação do pagamento. Será um conforto para quem utiliza esse programa de controle de preço, essencial para evitar a especulação de mercado por conta de entressafra.

Interdição

O Ministério Público de Roraima (MPRR) recomendou a interdição imediata do prédio onde funcionam, em turnos diferentes, a escola estadual Boa Esperança e a escola municipal João Maia, em Rorainópolis. Laudos e inspeções apontaram risco de desabamento, colocando em perigo cerca de 190 alunos, além de professores e servidores. A Promotoria determinou que Estado e Município aloquem a comunidade escolar em um espaço seguro. Caso contrário, o MP poderá entrar com ação judicial.

Suspensa

A Justiça Federal de Brasília concedeu liminar à Advocacia-Geral da União (AGU) e determinou o fim da paralisação dos auditores fiscais da Receita Federal que já demorava muitas semanas e causada enorme prejuízo ao comércio exterior brasileiro. No caso de Roraima, as exportações para a Venezuela e Guiana estavam quase paralisadas inviabilizando os negócios de fronteiras e para outros mercados. A decisão também proíbe as chamadas “operações padrões” que resultam em demora no desembaraçamento das mercadorias.

parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.