Bom dia!

Surpresa 1

O burburinho sobre a possível saída do vice-governador Edilson Damião do Republicanos para assumir o comando do PSD em Roraima movimentou os bastidores do poder, e reverberou nas redes sociais, no fim de semana. Se concretizada, a mudança pode provocar uma reviravolta no principal grupo que articula candidaturas majoritárias para 2026. Em entrevista à rádio Folha FM, o senador Dr. Hiran, presidente da federação União Progressista no Estado, garantiu que tanto ele quanto o senador Mecias de Jesus, presidente do Republicanos, foram pegos de surpresa.

Surpresa 2

Hiran criticou a falta de diálogo e defendeu que decisões dessa natureza sejam discutidas em conjunto. Ele deixou claro que “Edilson Damião” faz parte de um projeto coletivo que até então previa a candidatura do governador Antonio Denarium (Progressistas) e de Mecias ao Senado, com o vice assumindo a cabeça de chapa ao Governo. Segundo Hiran, se Damião mudar de partido, esse arranjo deve mudar.

Apoio

Mecias de Jesus também já se manifestou, em nota, dizendo que não foi notificado e que a eventual saída “sem motivo ou justificativa plausível” seria lamentável. Apesar do aparente desconforto exposto pelos senadores, Denarium, outra peça importante dessa engrenagem, não se manifestou publicamente sobre o assunto. No entanto, comentários em redes sociais sugerem que Damião conta com o aval do Palácio Senador Hélio Campos. Secretários de Estado e outros integrantes do primeiro escalão do Governo manifestaram apoio ao vice, elogiando sua pré-candidatura e destacando que, independentemente do partido, ele segue sendo o nome para o Governo.

Influência

Fontes da Coluna dizem que a filiação de Edilson Damião ao PSD tem a digital do governador Antonio Denarium. De olho na eleição para o Senado Federal, quando disputará com Mecias de Jesus uma das duas vagas disponíveis, Denarium quer reduzir a força política de seu futuro adversário em 2026, que como presidente estadual do Republicanos – atual partido de Damião -, poderia até ampliar a influência que já tem atualmente na máquina administrativa estadual. Damião, por outro lado, seria caso eleito – só teria um mandato -, virtual candidato ao Senado Federal em 2030. Por essas razões Mecias e Hiran resistem à filiação do vice-governador no PSD.

Panelinha

Como esta Coluna que vos fala já vem antecipando, a corrida pelo Senado em 2026 promete fogo no parquinho. A deputada federal Helena Lima (MDB), que tem sido citada como pré-candidata a uma das duas vagas de Roraima, fez um pronunciamento nas redes sociais, após rumores, segundo ela, de uma suposta operação da Polícia Federal (PF) envolvendo seu nome. No vídeo, se diz alvo de perseguição por ser mulher e afirma que não há, até onde ela saiba, investigação contra ela. “Será por que eu não faço parte da panelinha da corrupção?”, disparou.

Pré-candidato

Após mais de 30 anos atuando nos bastidores da saúde pública, o infectologista Mauro Asato confirmou intenção de disputar uma vaga no Senado por Roraima pelo partido Novo, que está em um movimento de articulação de novas filiações e a formação de uma base local. Em bate-papo na rádio Folha FM, ao programa Agenda da Semana, o médico mencionou que o reconhecimento de sua atuação tem garantido boa receptividade à sua pré-candidatura.

Caju

A Embrapa Roraima vem investindo em pesquisa e manejo do cajueiro, com foco em fortalecer a produção local. Ao falar sobre esta iniciativa durante o programa Agenda da Semana, da rádio Folha FM, a gestora do Núcleo de Floresta da Embrapa, Cássia Pedrozo, pontuou que não basta só investir no campo. O desenvolvimento da cadeia do caju depende de políticas públicas que incentivem a agroindústria, o beneficiamento e a comercialização do fruto. Para gerar emprego e renda, o caju precisa de uma ação coordenada entre pesquisa, marketing e acesso a mercados, como foco especialmente na exportação, via Guiana e Amazonas.

Influenza

As viroses respiratórias voltaram a dar trabalho em Roraima. Em entrevista à rádio Folha FM, o infectologista Mauro Asato alertou que a influenza A (H1N1) vem lotando os pronto-atendimentos e o cenário é ainda mais delicado entre as crianças. Mesmo atendendo principalmente adultos, o médico relata que colegas do Hospital da Criança enfrentam superlotação, especialmente entre pequenos indígenas e desnutridos, muitos precisando de internação, alguns em UTI. Com este quadro, Asato reforçou que as vacinas contra influenza, com anos de eficácia comprovada, ainda são a melhor forma de frear esse avanço.

Joel

A Parabólica registra com muita tristeza a morte, aos 75 anos de idade, de Joel Eloy Nascimento de Souza Cruz ocorrida na noite do último sábado (31). Funcionário público exemplar, probo e competente, ele deixou um exemplo muito raro nos dias de hoje. Chefe da representação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) por quase duas décadas, Joel ocupou outras importantes funções na administração do Território Federal e do Estado de Roraima. Participou da vida boêmia boa-vistense, como exímio violonista e dono de uma alma sensível e romântica, e deixou uma legião de amigos. Era gente do bem.

parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.