No próximo sábado, dia 31, estudantes e professores de medicina realizarão uma ação educativa em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco. O evento será no Parque do Rio Branco, a partir das 17h.
Segundo o médico pneumologista Raphael Leal, um dos responsáveis pelo evento, a ação pretende alertar para os malefícios do tabagismo de todas as formas que possam afetar a saúde humana, desde os cigarrros tradicionais até os eletrônicos.
Conscientização sobre os Malefícios do Tabagismo
““Atualmente, o tabagismo causa cerca de 157 mil mortes por ano no Brasil — todas evitáveis. O custo para a saúde pública é enorme: estima-se que o país gaste mais de R$ 153 bilhões por ano com tratamento de doenças relacionadas ao tabagismo. Apesar da expressiva queda na prevalência de fumantes, que hoje está em 9,3%, um novo risco vem ganhando espaço: os cigarros eletrônicos. Muitas vezes divulgados como alternativas mais leves ou seguras, eles também oferecem sérios riscos à saúde. A indústria do tabaco tem se reinventado para atrair novos consumidores, especialmente entre os jovens, que muitas vezes desconhecem os danos desses produtos. É fundamental lembrar que a venda e a propaganda de cigarros eletrônicos são proibidas no Brasil”, apontou o especialista.
No local, os participantes distribuirão panfletos e
A iniciativa faz parte do projeto “Education Against Tabacco”, uma ação mundial contra o tabagismo. Na Universidade Federal de Roraima (UFRR) outras campanhas já são realizadas abordando a temática.