BELEZA E ESPORTE

BELEZA DOS CABELOS: Como evitar danos após a piscina

Confira dicas para manter os cabelos bonitos mesmo com exposição ao cloro da piscina

A exposição constante ao cloro, substância usada para manter a água limpa e livre de microrganismos, pode causar ressecamento, quebra, desbotamento da cor e até irritações no couro cabeludo (Foto Divulgação)
A exposição constante ao cloro, substância usada para manter a água limpa e livre de microrganismos, pode causar ressecamento, quebra, desbotamento da cor e até irritações no couro cabeludo (Foto Divulgação)

A prática regular de natação e hidroginástica é excelente para a saúde do corpo e da mente. No entanto, quem frequenta piscinas com frequência precisa redobrar a atenção com os cabelos, principalmente aqueles com química e tingidos.

A exposição constante ao cloro, substância usada para manter a água limpa e livre de microrganismos, pode causar ressecamento, quebra, desbotamento da cor e até irritações no couro cabeludo.

No caso dos fios com coloração ou química, que tendem a ser mais porosos e sensíveis, a ação do cloro pode causar desbotamento e alterar o tom da cor, especialmente em cabelos loiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Hoje em dia já existem cremes sem enxágue e óleos capilares formulados para criar uma barreira protetora contra o cloro. A dica é aplicar esse tipo de produto antes de entrar na piscina para ajudar a reduzir o cloro nos fios e preservar a hidratação natural do cabelo.

A seguir, confira outras cinco dicas simples e eficazes para proteger os fios e manter a saúde capilar em dia, mesmo com treinos na água.

  1. Molhe o cabelo antes de entrar na piscina
    Parece contraditório, mas molhar os cabelos com água limpa do chuveiro antes de nadar pode ajudar. Ao saturar os fios com água sem cloro, eles absorvem menos da água da piscina, reduzindo os danos provocados pelo produto químico.
  2. Prefira touca de natação de silicone
    Além de ser uma exigência comum em academias e clubes, a touca ajuda a minimizar o contato direto dos fios com a água clorada. As versões de silicone são mais eficientes nesse bloqueio, embora nenhuma touca seja totalmente impermeável.
  3. Lave bem o cabelo após o treino
    Assim que sair da piscina, enxágue bem os cabelos com água corrente para remover o excesso de cloro. Se possível, use um shampoo antirresíduos uma vez por semana para limpar profundamente e evitar o acúmulo de produtos químicos.
  4. Hidrate com frequência
    Hidratações semanais são essenciais para repor a umidade e os nutrientes perdidos com a ação do cloro. Máscaras ricas em pantenol, queratina, ceramidas e óleos vegetais ajudam a restaurar a vitalidade e o brilho dos fios.
  5. Evite fontes de calor logo após o treino
    Usar secador ou chapinha em cabelos recém-saídos da piscina pode intensificar os danos. Dê preferência para a secagem natural ou, se necessário, use um protetor térmico antes de aplicar calor.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.