ARMAZENAMENTO

Fora da geladeira: saiba como identificar sinais de alimento estragado

Alimentos cozidos devem ser mantidos em temperatura inferior a 5 °C e consumidos em até 72 horas.

Outro cuidado importante é evitar hábitos que favorecem a contaminação, como provar a comida com a mesma colher que vai de volta à panela (Foto Divulgação)
Outro cuidado importante é evitar hábitos que favorecem a contaminação, como provar a comida com a mesma colher que vai de volta à panela (Foto Divulgação)

Esquecer a comida pronta no fogão ou na bancada da cozinha é algo comum para quem tem uma rotina corrida. Mas, será que ainda dá para comer 30 minutos ou uma hora depois? Embora ninguém queira desperdiçar alimentos, consumir algo que ficou muito tempo fora da geladeira pode ser um risco sério para a saúde.

De acordo com recomendações sanitárias, alimentos cozidos devem ser mantidos em temperatura inferior a 5 °C e consumidos em até 72 horas. Fora da refrigeração, o tempo de segurança cai drasticamente. O limite é de até duas horas em temperatura ambiente; após esse período, o risco de proliferação de bactérias aumenta consideravelmente.

Algo que precisa ser levado em consideração ainda é que cada região tem suas próprias características de clima e umidade, por exemplo. Em Roraima, no período quente, um alimento pode estragar se não for armazenado corretamente mesmo antes das duas horas indicadas.

Para saber se o alimento está estragado, mesmo antes das duas horas indicadas, a orientação é ter atenção com algumas situações: sinais como odor forte ou azedo, alterações na coloração, textura diferente do normal (mais mole, pegajosa ou ressecada) e aparência turva indicam que o alimento pode estar impróprio para o consumo. Mesmo que a comida pareça “normal”, é importante lembrar que nem toda contaminação deixa sinais visíveis ou perceptíveis ao paladar.

Alimentos de origem animal são os mais perecíveis e exigem ainda mais cuidado. Carnes, embutidos e molhos à base de leite ou ovos devem ser descartados caso fiquem mais de duas horas fora da geladeira, especialmente em dias quentes.

Outro cuidado importante é evitar hábitos que favorecem a contaminação, como provar a comida com a mesma colher que vai de volta à panela. Isso pode transferir microrganismos da boca para o alimento, acelerando sua deterioração.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.