FUTEBOL

Samir Xaud é eleito presidente da CBF e é o primeiro roraimense no cargo

Apoiada por 25 federações e dez clubes das Séries A e B - incluindo Palmeiras, Botafogo e Vasco, a chapa tem oito vice-presidentes

O novo presidente da CBF, Samir Xaud, durante eleição neste domingo (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
O novo presidente da CBF, Samir Xaud, durante eleição neste domingo (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Único candidato à presidência da CBF para 2025-2029, Samir Xaud, 41, foi eleito o 21º presidente da história da instituição e o primeiro roraimense no cargo. No pleito da manhã deste domingo (25), na sede da entidade, no Rio de Janeiro, Xaud recebeu 103 dos 141 votos possíveis.

LEIA MAIS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



De acordo com o regulamento eleitoral, mesmo que as eleições pudessem se realizar remotamente, segundo a CBF nenhuma das federações ou clubes das séries A e B manifestaram interesse por votar à distância, de modo que todos os representantes compareceram, presencialmente, para participar da votação que escolheu presidente, vice-presidentes e Conselho Fiscal da Confederação.

Apoiada por 25 federações e dez clubes das Séries A e B – incluindo Palmeiras, Botafogo e Vasco, a chapa “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização” tem oito vice-presidentes:

  • Ednailson Rozenha – presidente da Federação do Amazonas;
  • Fernando Sarney – vice-presidente da CBF até a gestão de Ednaldo Rodrigues e interventor da entidade;
  • Flavio Diz Zveiter – ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD);
  • Gustavo Dias Henrique – diretor de relações institucionais da CBF sob Ednaldo Rodrigues;
  • José Ivanildo da Silva – presidente da Federação do Rio Grande do Norte;
  • Michelle Ramalho Cardoso, presidente da Federação da Paraíba;
  • Ricardo Paul – presidente da Federação do Pará;
  • Rubens Angellotti – presidente da Federação de Santa Catarina.

Cerca de 20 clubes opositores a Xaud e alinhados com o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, não compareceram à eleição.

A FPF, inclusive, foi a única a não enviar representante e, portanto, não votou. Por outro lado, dirigentes de 20 clubes, como Leila Pereira (Palmeiras), aliada de Xaud, estiveram presentes.

A chapa única de Samir Xaud despontou, desde o início, como favorita para assumir a entidade máxima do futebol brasileiro. Assim que o resultado saiu, houve comemoração entre os presidentes de federações e de alguns clubes.

Pela primeira vez, a CBF usou a urna eletrônica na votação.

Amigos de Xaud prestigiam

Amigos, familiares e aliados de Samir Xaud prestigiam a eleição na sede da CBF. É o caso da deputada federal Helena Lima (MDB-RR), do senador Chico Rodrigues (PSB-RR), do ex-deputado estadual Renan Filho, do ex-vereador Zélio Mota (MDB), além de dirigentes do futebol:

  • Darkson Leal, diretor da Federação Roraimense de Futebol (FRF);
  • Oziel Araújo, presidente do Baré; e
  • Cacau Lima, ex-jogador e atual diretor do Monte Roraima.

Além disso, auditores do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RR) estão na CBF: Márcio Deodato (presidente) e Mike Arouche.

Quem é Samir Xaud

Médico Samir Xaud é eleito o novo presidente da Federação Roraimense de Futebol (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Nascido em Boa Vista no dia 25 de fevereiro de 1984, Samir de Araújo Xaud é filho de José Gama Xaud e Ilma de Araújo Xaud. O presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol (FRF) é casado e pai de três filhos.

O pai dele, Zeca, preside a FRF há quase 50 anos de forma intercalada. Ilma, por sua vez, foi secretária municipal e estadual de Educação, vice-reitora da Uerr (Universidade Estadual de Roraima).

Na política, Samir Xaud, então, disputou duas eleições. Ele ficou com a quarta suplência de deputado estadual pelo PV em 2018 ao receber 2.069 votos. E ainda terminou como primeiro suplente de deputado federal pelo MDB com 4.816 votos em 2022.

No futebol, foi goleiro profissional do Atlético Roraima no início da década de 2000 e parou de jogar para priorizar os estudos. Assim, Xaud se formou em Medicina (Universidade Nilton Lins-AM) e obteve especialização em Infectologia (Universidade Federal de Roraima) e em Medicina do Esporte (Instituto BWS-SP).

Foi diretor geral do Hospital Geral de Roraima (HGR) – o maior do Estado – e do Hospital da Criança Santo Antônio, de Boa Vista. É ex-secretário municipal de Saúde da capital. Empresário, é proprietário de um centro de treinamento multidesportivo.

Nos últimos cinco anos, Samir Xaud passou a atuar nos bastidores do futebol local. A ênfase é em serviços como médico dos clubes locais, principalmente o São Raimundo como representante estadual nas competições nacionais.

Em 2023, após a reeleição de seu pai na FRF, o profissional passou a atuar como gestor da entidade em razão da idade avançada de Zeca Xaud.

Assim, ele promoveu a reorganização da gestão com foco no Estadual profissional. Portanto, conseguiu atrair mais apoio e patrocínios para o futebol roraimense, bem como mais público para os jogos da competição.

Em 2025, foi eleito antecipadamente como presidente da entidade para assumir em 2027.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.