O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (Sinduscon-RR) apresentou, nesta sexta-feira (23), os resultados do 7º Censo Imobiliário de Boa Vista. O levantamento, realizado trimestralmente com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER) e do Sebrae-RR, teve como objetivo monitorar o comportamento do setor imobiliário na capital.
Segundo apresentado no relatório, as unidades vendidas no padrão vertical aumentaram em comparação ao mesmo período do ano anterior, com 7.100%. Já no caso das unidades horizontais vendidas neste trimestre diminuiu para 310 unidades, enquanto no 1º trimestre de 2024 foram 545.
No Valor Geral de Vendas horizontal vendido, em números brutos, estas vendas passaram de 91,2 milhões de reais em Valor Geral de Vendas no 1º trimestre do ano anterior para 96,0 milhões de reais no 1º trimestre de 2025.
“É muito importante para entender o que está acontecendo no mercado, quais são as oportunidades, como as empresas locais estão se organizando para esse crescimento estruturado em Boa Vista. Então é muito importante estar acompanhando junto com outras empresas no mercado”, disse Luis Felipe Dalé, empresário no setor de construção desde 2021.
A pesquisa trouxe dados atualizados sobre o número de empreendimentos em andamento, imóveis ofertados, tipos de construções, valores praticados, regiões em expansão e tendências de mercado. As informações serviram de base para decisões estratégicas de empresários, investidores, gestores públicos e da própria sociedade.
Censo Imobiliário e o Mercado de Boa Vista
Segundo o vice-presidente do Sinduscon-RR, Edgilson Dantas Santos, o censo funcionou como um termômetro da atividade imobiliária local. “Permite acompanhar o ritmo de crescimento urbano de Boa Vista e identificar oportunidades e desafios. É uma ferramenta de inteligência de mercado que contribui para o planejamento urbano, investimentos e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da cidade”, afirmou.
Como em edições anteriores, o Sinduscon-RR realizou uma coletiva de imprensa para apresentar os resultados do levantamento, reforçando o compromisso com a transparência e o diálogo com a sociedade sobre o papel da construção civil na economia estadual.
O 7º Censo Imobiliário de Boa Vista reafirmou o papel estratégico do setor no desenvolvimento da capital e a importância do uso de dados qualificados para o crescimento planejado e sustentável.