Cotidiano

Cartilha quer difundir o turismo em terras indígenas

Elaborada pelo Departamento de Turismo de Roraima (Detur) e curso de turismo da UERR, o material será lançado nesta sexta-feira, 24, no Palácio da Cultura

O Departamento de Turismo de Roraima (Detur), em parceria com o curso de turismo da Universidade Estadual de Roraima (UERR), lança nesta sexta-feira, 24, a cartilha “Diretrizes Para o Desenvolvimento do Turismo em Terras Indígenas de Roraima”.

A ideia surgiu no ano passada, após discussões oriundas da oficina sobre políticas indígenas, ação que envolveu acadêmicos do curso e representantes do Detur e da Secretaria Estadual do Índio (SEI).

“Naquela ocasião, nós propusemos a construção de uma metodologia e a execução dessas ações junto às organizações indígenas, levando em consideração os anseios deles, justamente para desenvolver o turismo nessas localidades. O que eles entendiam sobre esse segmento e como nós poderíamos auxiliar no crescimento, desenvolvimento e aproveitamento dos recursos das terras indígenas, tudo em benefício dessas comunidades”, explicou o diretor do Detur, Bruno Muniz.  

Dentre os pontos destacados na cartilha, que será lançada às 15h, no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, estão os fortalecimentos do enoturismo, sinergia comunitária, protocolos de atuação do órgão estadual de turismo e preservação ambiental.  

“Com base nesse contexto, nós realizamos a oficina na SEI e obtivemos o resultado desejado. Esse ano nós fomos convidados pelo governador, Antônio Denarium, para ocupar o departamento e isso reacendeu o interesse de lançarmos essas diretrizes agora em maio, que é o mês nacional do turismo. Nossa iniciativa é para fortalecer as comunidades indígenas do Estado e dar suporte na construção de políticas de turismos e planos de visitação turística que são demandados pela Funai”, destacou.

SERVIÇO

DIRETRIZES PARA O TURISMO EM TERRAS INDÍGENAS DE RORAIMA

DATA – 24 De Maio

HORÁRIO – Das 15h às 17h

LOCAL – Videoteca do Palácio da Cultura