INICIATIVA GLOBAL

Professor da UFRR é convidado a integrar rede nacional sobre integridade da informação climática

Simão Farias é professor do curso de Jornalismo e da pós-graduação em Comunicação (Foto: Maxson Lima)
Simão Farias é professor do curso de Jornalismo e da pós-graduação em Comunicação (Foto: Maxson Lima)

O professor Simão Farias Almeida, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), passou a integrar a Rede de Parceiros pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima no Brasil. O convite foi feito pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, que coordena a articulação nacional voltada ao enfrentamento da desinformação climática.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela instituição.

Pesquisador na área de desinformação e negacionismo climático, o professor Simão Farias Almeida coordena dois projetos com foco na temática ambiental: o estudo “Negacionismo de danos ambientais e mudanças climáticas no cinema e no jornalismo” (2023-2026), e o projeto de pós-doutorado “Negacionismo tóxico, atravessamentos pós-coloniais e co-culturais em narrativas de emergência climática” (2023-2024). À reportagem o professor comentou que o convite é um grande reconhecimento da pesquisa feita em Roraima.

“O convite por parte do Governo Federal demonstra o engajamento de nosso grupo de pesquisa Mídia, conhecimento e meio ambiente: olhares da Amazônia (UFRR/CNPq) com as pesquisas ambientais e climáticas na região, nossa produção científica a respeito de desinformação, valorizando também a responsabilidade socioambiental da universidade em Roraima”, disse.

A atuação de Almeida na rede será concentrada em três dos seis eixos temáticos definidos pelo grupo: pesquisa e acompanhamento do debate público digital; comunicação estratégica; e educação midiática, ambiental e sobre mudanças do clima.

A Rede de Parceiros busca apoiar o Capítulo Brasileiro da Iniciativa Global por meio de ações colaborativas que fortaleçam a integridade da informação e contribuam com o trabalho do Comitê Gestor Brasileiro.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.