O Ministério Público de Roraima (MPRR) instaurou um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) para apurar a atuação irregular do hotel Xeriuini Lodge, localizado dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Xeriuini, no município de Caracaraí, Sul de Roraima. A estrutura, voltada à pesca esportiva, funciona mesmo após ter sido embargada por operar sem licença para construções fixas em área de preservação ambiental.
De acordo com a Portaria nº 000150-020/2025, publicada pelo MPRR no Diário do Judiciário na última sexta-feira (16), a investigação foi aberta com base na possível prática de crime ambiental e construção irregular em unidade de conservação, conforme previsto na legislação federal e estadual.
Administrado pela operadora Vilanova Amazon, o hotel mantém estrutura permanente às margens do rio Xeriuini, com acomodações, cozinha e área de recepção de turistas, em desacordo com a licença para barco-hotel. A Folha já havia noticiado o caso há um mês, revelando que, apesar da interdição pela Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), o empreendimento continuava em pleno funcionamento há cerca de seis meses.