Encerra nesta segunda-feira (19) o prazo para regularização dos eleitores que não votaram nas últimas três eleições nem justificaram a ausência ou pagaram a multa. Em Roraima, são 12.838 eleitores nessa situação que correm o risco de ter o título cancelado.
Para evitar o cancelamento, é fundamental que o eleitor verifique sua situação. A consulta pode ser feita pelo WhatsApp 2121-7001. O serviço está disponível de segunda a sexta, das 8h às 14h. Alternativamente, é possível verificar pelo site do TRE-RR, na aba “Autoatendimento do Eleitor”.
A regularização pode ser feita online ou presencialmente no cartório eleitoral. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para isso, é necessário apresentar documento oficial com foto, título ou e-Título, e comprovantes de justificativa ou votação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pagamento de multas pendentes é possível via boleto, Pix ou cartão, pelo Autoatendimento Eleitoral, e-Título ou no cartório.
Cancelamento do Título Eleitoral
O cancelamento atinge eleitores que deixaram de votar ou justificar em três turnos consecutivos. Existem exceções para menores de 18 anos, maiores de 70, pessoas não alfabetizadas, e pessoas com deficiência. Também há exceção para quem teve a ausência aceita pela Justiça Eleitoral.
O TRE-RR alerta para evitar golpes e reforça que a regularização deve ser feita somente pelos canais oficiais.