Uma idosa de 75 anos aguarda desde o dia 2 de fevereiro por uma cirurgia oncológica. Segundo denúncia feita por um familiar à Folha BV, todas as tentativas de contato para marcar o procedimento são frustradas, já que a resposta da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima (UNACON-RR) é que não há material para realizar a operação.
A paciente obteve o diagnóstico de câncer no fim do ano passado. A cirurgia é necessária para fazer uma biópsia e iniciar o tratamento adequado, o que vem demorando mais de três meses para ser resolvido.
Denúncia e Espera
“Suspender cirurgia oncológica é o cúmulo do absurdo. A pessoa tá lutando pela vida, é melhor dizer assim ‘morra em casa’, ou ‘você é idoso demais e a gente não vai te atender, a gente tá te negando atendimento‘”, disse o denunciante em entrevista à Folha.
A paciente é atualmente a nona da fila de espera, de acordo com a denúncia. Inicialmente, um prazo de 90 dias foi estipulado para que o procedimento fosse feito, mas até o momento, não há nenhum tipo de previsão para a operação. Caso o procedimento fosse realizado em clínica particular, o valor seria 20 mil reais.
Em documento enviado à Folha pelo denunciante, a Secretaria Estadual de Saúde alega que a previsão para realização do procedimento é de aproximadamente 60 dias a partir do dia 7 de fevereiro, prazo que encerrou na primeira semana de abril.
“O que me trouxe aqui é saber que as cirurgias estão suspensas. E eu falei com uma pessoa do governo e ela disse que não estavam suspensas. Disseram para ela que tinham reduzido. E é mentira, suspenderam. Se não tivesse suspendido, ela [a paciente] já teria feito a cirurgia e tantos outros pacientes que estão na fila”, compartilhou o denunciante.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde de Roraima (Sesau/RR) afirmou que as cirurgias estão ocorrendo de forma normal, e que o prazo dado a paciente em questão vai até o meio de junho. Confira a nota na íntegra:
NOTA
A Secretaria de Saúde informa que as cirurgias oncológicas estão ocorrendo semanalmente sem interrupção no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, respeitando a lista única de cirurgia.
Sobre a paciente em questão, é importante pontuar que não houve, em nenhum momento, cancelamento de cirurgia e que a mesma esta previsto passar por procedimento até a segunda quinzena de junho, estando hoje na nona posição da lista.