
O cantor roraimense, Edvan Santini, de 42 anos, anunciou nas suas redes sociais que fará uma pausa por tempo indeterminado na sua carreira para tratamento da bactéria H. pylori. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 12. Veja o vídeo ao final da matéria.
De acordo com o relato de Edvan, ele vem lutando contra a doença desde agosto do ano passado e já perdeu 12kg. No vídeo, ele chegou a publicar imagens dos exames feitos.
“Tenho tido muitas crises de vômito, diarreia, tontura, não consigo me alimentar, mas mesmo assim não tenho deixado de trabalhar, me esforçado para não deixar a minha vida mais difícil do que já está e estou em um momento que preciso priorizar a minha saúde”, comentou.
Edvan contou que no domingo, 11, ele teve uma crise de vômito e diarreia extensa. “Foram cerca de 30 vômitos, no período da tarde até a noite”, disse.
Após passar por consulta médica, ele foi informado que o estômago e o esôfago feridos e precisa parar de trabalhar.
“Já estou no segundo médico e fazendo o tratamento. A forma como ele falou, me assustou um pouco, pois ele falou que o último caso de tratamento é o que eu estou fazendo agora. É a última forma que tem para tratar a H. pylori, pois ela pode virar um câncer”, contou.
Sobre os shows, Edvan disse que ficará por tempo indeterminado e que não sabe quando volta aos palcos.
“Eu quero pedir a compreensão de vocês porque vou me afastar dos shows e não sei quando volto, pois vai depender dos meus exames. Não queria isso, mas preciso”, desabafou o artista, que chegou a chorar no vídeo.
A legenda do post diz “quem puder colaborar comigo nesse momento difícil, eu tenho certeza que Deus fará o melhor por você. Tentei de todas as formas, lutei com todas as forças que eu tinha, porém elas acabaram e junto levou minha saúde”, disse no post.
Os interessados em ajudar o artista, podem fazer transferências através do Pix 915.424.052-20 em nome de Flagson Silva dos Santos.
O que é H. pylori?
A Helicobacter pylori é uma bactéria que tem um apreço especial pelo sistema gastrointestinal dos humanos, ou seja, dando preferência ao alojamento em órgãos como o estômago e o intestino.
Ainda não se sabe 100% quais são as vias de contaminação com a H.pylori. No entanto, estima-se que isso aconteça por meio de contato direto (como com a saliva de pessoas que já tenham a bactéria) ou até mesmo por meio da qualidade da alimentação. Ou seja: alimentos que estiverem com a bactéria e não forem bem lavados podem causar a infecção bacteriana.
Quais sintomas ela provoca?
Nem sempre a infecção pela H.pylori causa sintomas nos pacientes acometidos. Ela pode ser assintomática por muitos e muitos anos, mas se tornar sintomática com o passar do tempo e a consequente degradação das mucosas intestinais e estomacais.
Quando isso acontece, os sintomas são:
- dor estomacal ou intestinal;
- sensação de queimação na barriga;
- diminuição do apetite;
- emagrecimento progressivo;
- enjoo e vômito;
- sensação de estufamento;
- presença de arrotos frequentes;
- fezes com a presença de sangue.