
Roraima contará com o reforço de 188 profissionais contratados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para atuar na prevenção e combate aos incêndios florestais no estado. A autorização foi publicada por meio da Portaria nº 60, na última sexta-feira(9) no Diário Oficial da União (DOU), que estabelece o envio de brigadas, agentes, brigadistas especializados e supervisores para diversas regiões do país.
Segundo o documento, as ações federais em Roraima envolverão diferentes categorias de atuação, distribuídas da seguinte forma:
1. Brigadas federais temporárias — 105 profissionais
Sete municípios de Roraima — Amajari, Uiramutã, Normandia, Cantá, Mucajaí, Caracaraí e Bonfim — receberão brigadas com a seguinte composição:
- 1 chefe de brigada
- 2 chefes de esquadrão
- 12 brigadistas
Cada município contará com 15 profissionais, totalizando 105 brigadistas temporários. Essas equipes serão responsáveis pelo combate direto ao fogo e ações preventivas nas áreas de maior risco.
2. Brigadas especializadas (Pronto Emprego) — 59 profissionais
O estado receberá duas brigadas federais especializadas, com estrutura ampliada:
- Boa Vista: 2 chefes de brigada, 4 chefes de esquadrão e 24 brigadistas (30 profissionais)
- Pacaraima: 1 chefe de brigada, 4 chefes de esquadrão e 24 brigadistas (29 profissionais)
As brigadas especializadas são destacadas para atuação rápida e em áreas críticas, com capacidade de resposta ampliada.
3. Brigadistas de queima prescrita — 18 profissionais
A portaria autoriza a contratação de 18 brigadistas especializados em queima prescrita, técnica utilizada para reduzir o material combustível e prevenir incêndios de grandes proporções, principalmente em áreas sensíveis do estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
4. Agente Federal de Informação — 1 profissional
Um agente federal será destacado para Boa Vista, com a função de monitorar, levantar dados e apoiar estratégias de prevenção e combate ao fogo em Roraima.
5. Supervisores estaduais de brigadas — 5 profissionais
Cinco supervisores estaduais também serão contratados para reforçar a coordenação, logística e monitoramento das brigadas distribuídas pelo território roraimense.
Reforço do Prevfogo em Áreas Vulneráveis
As contratações fazem parte do plano do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) para intensificar a atuação federal nas áreas mais vulneráveis aos focos de calor durante o período de estiagem, que se estende principalmente entre maio e setembro na região Norte.
O Ibama informou que o Centro Especializado Prevfogo será responsável pela seleção, contratação e gerenciamento das equipes. A portaria tem vigência imediata e prevê a possibilidade de prorrogação dos contratos por mais um ano.