🛫 AVIAÇÃO MILITAR

Caças que podem chegar a 2 mil km/h sobrevoam Boa Vista; vídeo

Manobras assustaram moradores da capital Boa Vista, que se dividiram entre elogios e críticas. FAB ainda não esclareceu o exercício militar

Caça F-5 EM da FAB - Foto-Jonathan Verschuuren (1)
Caça F-5EM, de matrícula 4857, da Força Aérea Brasileira (Foto: Jonathan Verschuuren/Ilustração)

Dois caças F-5M, da Força Aérea Brasileira (FAB), sobrevoaram Boa Vista nesta sexta-feira (9) e atraíram a curiosidade de moradores da capital de Roraima. Nas redes sociais, internautas se dividiram entre elogios e críticas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“Gosto muito do som das aeronaves. Quem passa aqui em cima de casa, só escuta o som”, disse um. “Eu e minha bebê acordamos assustadas. Achei que o avião estava caindo. O barulho foi muito alto, nunca tinha ouvido algo assim”, disse uma internauta.

O social media Manoel Kipissy registrou o momento em que um dos caças sobrevoava o bairro Jardim Floresta, na zona Oeste, próximo à Base Aérea de Boa Vista. Na imagem, é possível identificar que a aeronave é um modelo F-5EM 4867 (conheça-o mais abaixo).

A Folha procurou a FAB para esclarecer oficialmente a razão do exercício militar, mas ainda não recebeu retorno.

No entanto, a reportagem apurou junto a fontes que as manobras são comuns pelo Brasil. Em Roraima, elas servem para preparar o País a defender a região de fronteira.

Desde 2023, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, tem ameaçado tomar o território de Essequibo, sob o domínio da Guiana. O Estado é a fronteira do Brasil com os países.

História do caça

O caça F-5EM, de matrícula 4867, foi fabricado em 1973 pela empresa americana Northrop Corporation. Ele serviu à Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) de 1973 a 1988.

Foi nesse ano que a FAB adquiriu 21 caças, incluindo o F-5. Então, a corporação incorporou o lote de aeronaves ao Grupo de Aviação Esquadrão Pampa, em Canoas (RS).

O avião foi modernizado entre 2007 e 2011 e, atualmente, integra o 1º Grupo de Aviação de Caça, na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

Avião pode chegar a 2 mil km/h

O caça tem 14,45m de comprimento, 8,13m de envergadura e 4,08m de altura. Ele pesa de 4,3 (vazio) a 11,1 toneladas (com carga máxima) e pode voar a uma velocidade de 1.960 quilômetros por hora.

Além disso, o F-5EM pode alcançar até 15,8 mil metros (ou 51.800 pés) de altitude. Ou seja, pode atingir a estratosfera da Terra – acima das nuvens e da maioria dos fenômenos climáticos do planeta.

Ademais, o avião tem armamento composto por dois canhões de 20 milímetros e é capaz de transportar mísseis, bombas convencionais e guiadas e foguetes de 70 milímetros.

Assim, o caça é capaz de destruir caças e helicópteros inimigos, veículos blindados leves, alvos estratégicos terrestres (como depósitos, radares, pistas), além de alvos móveis ou fixos com precisão (se equipado com armas guiadas).

Perfil Lucas Luckezie
Lucas Luckezie

Jornalista

Formado pela UFRR. Iniciou a carreira em 2013 na Folha, onde está em sua 2ª passagem. Já trabalhou na Câmara de Boa Vista e na afiliada da TV Globo (Rede Amazônica), além de ter colaborado com SporTV, Globo e CNN Brasil. Tem experiência multimídia como repórter, apresentador, editor-chefe e assessor.

Formado pela UFRR. Iniciou a carreira em 2013 na Folha, onde está em sua 2ª passagem. Já trabalhou na Câmara de Boa Vista e na afiliada da TV Globo (Rede Amazônica), além de ter colaborado com SporTV, Globo e CNN Brasil. Tem experiência multimídia como repórter, apresentador, editor-chefe e assessor.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.