
Para tornar o nosso lar único e especial, é necessário decidir uma série de coisas. E talvez uma das mais difíceis e que mais ditam a personalidade do local é o piso que será colocado em cada cômodo. É necessário pensar em cada detalhe da composição do material, paginação do piso, cor, uso de rodapé, etc.
E sempre há a dúvida de qual é o melhor piso: porcelanato, vinílico ou laminado? Esses tipos são muito populares e dependem de uma série de fatores para serem a melhor opção para a sua casa. Confira, a seguir, as diferenças entre esses materiais.
Qual o melhor piso para sua casa?
Piso vinílico
Feito a partir do policloreto de vinila (PVC), o piso vinílico tem uma instalação muito fácil e que acaba fazendo pouca sujeira em relação aos outros materiais. Ele pode ser instalado por cima de outras superfícies, como madeira, cimento e cerâmica, e é uma opção bastante versátil.
Há uma ampla variedade de tipos de piso vinílico, imitando pedra, madeira e até cimento queimado, o que é ótimo para quem busca um piso que combine com a paleta da casa. Além disso, ele tem um conforto térmico e acústico, sendo ideal para quem quer manter a temperatura da casa e não incomodar os vizinhos.
Aliás, é um bom modelo para quem tem pet, pois não faz escorregar as patinhas do cachorro ou gato e é resistente à água, além de ter boa durabilidade. O seu ponto negativo pode ser o preço, que costuma ser um pouco mais alto.
Porcelanato
Tipo de revestimento cerâmico, o porcelanato é feito com uma mistura de matérias-primas, que são prensadas e queimadas em alta temperatura. Ele é muito resistente a impactos, manchas, riscos, etc. É ideal para todos os tipos de locais, tanto residenciais quanto comerciais. No entanto, o piso de porcelanato já exige um pouco mais da instalação, e só pode ser instalado em cima de contrapiso e cimento. Os preços variam, mas é possível escolher opções acessíveis.
Há diferentes tipos de acabamentos de porcelanato, com várias cores e estilos, e ele tem baixa absorção de água, além de ser superfácil de fazer a manutenção dele. O ponto alto é a sua alta durabilidade, o que torna o piso porcelanato uma escolha mais sustentável.
Laminado
Feito a partir de fibras de madeira com diferentes camadas, o laminado tem uma estética confortável de madeira, e é mais fácil de instalar que o porcelanato, por exemplo. É ideal para áreas internas, não sendo indicado para locais úmidos, pois tem baixa resistência à água.
Assim como o vinílico, o laminado pode ser instalado sob outras superfícies e tem um custo um pouco mais elevado. Ele traz mais conforto térmico ao ambiente, o que é bom para lugares frios. No entanto, não traz tanto conforto acústico.
É possível encontrar uma ampla variedade de pisos laminados no mercado, com diferentes cores e texturas, além de contar com uma boa durabilidade.