ECONOMIA

Serasa cita que trabalhador brasileiro fica entre satisfação e incerteza às vésperas do 1º de Maio

Pesquisa da Serasa aponta confiança no futuro profissional, mas insatisfação com salário e oportunidades

Serasa faz alerta aos 135 mil roraimenses endividados
135 mil roraimenses não sabem que estão endividados, alerta Serasa (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Uma pesquisa da Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, mostra que o trabalhador brasileiro vive um cenário misto de otimismo e preocupação em 2025. Às vésperas do 1º de Maio, data em que se celebra o Dia do Trabalhador, 63% dos entrevistados afirmam estar satisfeitos com a posição que ocupam, mas 68% estão insatisfeitos com o salário.

Entre os que buscam uma nova colocação, os principais motivos são a chance de ganhar mais (32%) e melhorar a qualidade de vida (27%). Já 21% apontam a falta de oportunidade de crescimento como uma das principais limitações no emprego atual.

O estudo mostra que 59% dos trabalhadores estão otimistas quanto ao futuro profissional nos próximos cinco anos. No entanto, apenas 32% acreditam que conseguirão se aposentar com tranquilidade. Outros 33% veem dificuldades em alcançar estabilidade financeira ao final da vida laboral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A pesquisa também revela que a principal preocupação dos trabalhadores é com os rumos da economia (38,7%), mais do que com a possibilidade de substituição por máquinas ou tecnologia (34,5%).

No ambiente de trabalho, 83% valorizam a oferta de programas de educação financeira. Para 84%, esse tipo de iniciativa é essencial para lidar com imprevistos e planejar o futuro com mais segurança.

Segundo a especialista da Serasa, Patrícia Camillo, investir no desenvolvimento dos funcionários pode ajudar as empresas a reter talentos e melhorar o engajamento no ambiente profissional.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.