ENCONTRO INTERNACIONAL

UFRR Acolhe: Programação cultural reúne estudantes estrangeiros em atividades de intercâmbio

Confira a programação

Evento ocorre no dia 31 de março na UFRR (Foto: Divulgação)
Evento ocorre no dia 31 de março na UFRR (Foto: Divulgação)

Apresentação cultural, palestras, momentos de confraternização e compartilhamento de experiências fazem parte da programação do UFRR Acolhe. Entre as atividades estão as palestras “Repensando o Brasil: Sujeitos e histórias plurais”, com o professor Gabriel Damasceno (CCH/UFRR), e “Conhecendo o certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (Celpe-Bras)”, com a professora Maria Oyama (Nucele/UFRR).
Além das palestras, o evento contará com o minicurso “Os gêneros textuais/discursivos como mediadores nas aulas de línguas adicionais”, ministrado pela professora Ancelma Barbosa (CCLA/UFRR). A atividade ocorre com entrada franca no auditório do PPGL/UFRR.
Conforme o coordenador da CRINT, professor Marcus Vinícius da Silva, o evento é um momento essencial de recepção e integração dos alunos internacionais que chegam à UFRR por meio do PEC-G, modalidade do Programa de Estudantes-Convênio (PEC) do governo brasileiro. Esse programa oferece a estudantes estrangeiros vagas para graduação no Brasil em diversas áreas do conhecimento.
“A realização do UFRR Acolhe reafirma o compromisso da universidade com a internacionalização e com a construção de um ambiente acadêmico acolhedor. Receber esses estudantes significa não apenas oferecer oportunidades de formação acadêmica no Brasil, mas também criar um espaço de troca cultural dentro do ambiente institucional, onde diferentes perspectivas linguísticas e culturais possibilitam mais riqueza e diversidade no espaço de formação da UFRR. Nosso objetivo é garantir que esses alunos se sintam bem-vindos, apoiados e preparados para essa nova etapa de suas trajetórias acadêmicas e pessoais”, destaca o coordenador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Encontro ocorre no dia 31
Com o objetivo de promover a integração dos estudantes internacionais, a Universidade Federal de Roraima (UFRR), por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais (CRINT), realizará no dia 31 de março a quinta edição do UFRR Acolhe. O evento acontece no Salão Nobre da Reitoria, a partir das 8h30.


Programação
8h30 – Voz e violão com Val Abreu
9h – Abertura oficial (composição de mesa)
10h – Palestra “Repensando o Brasil: Sujeitos e histórias plurais” – Prof. Gabriel Damasceno (CCH/UFRR)
11h – “Conhecendo o certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (Celpe-Bras)” – Profª. Maria Oyama (Nucele/UFRR)
11h40 – Momento de confraternização
12h – Almoço no restaurante universitário
14h – Minicurso “Os gêneros textuais/discursivos como mediadores nas aulas de línguas adicionais” – Profª. Ancelma Barbosa (CCLA/UFRR)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.