Saúde e Bem-estar

Cardiologista dá dicas para diversão sem risco

O excesso de álcool, o estresse físico e as noites mal dormidas podem trazer consequências graves para a saúde

LEO DAUBERMANN

Carnaval rima com alegria e muita energia, mas para curtir a festa com saúde, é preciso ficar atento à hidratação e à alimentação. Neste , a atenção precisa ser redobrada, o excesso de álcool, o estresse físico e as noites mal dormidas podem trazer consequências graves para a saúde, alerta o cardiologista Hassan Syagha.

“O desgaste físico somado a outros exageros, como o excesso de álcool, contribui para o aparecimento ou agravamento de alguns sintomas ou até mesmo de algumas doenças, como arritmias cardíacas, podendo evoluir para uma parada cardíaca e morte súbita”, disse Syagha.

De acordo com o cardiologista, caso a pessoa esteja fazendo uso de medicação, é importante não interromper o tratamento, mesmo em caso de ingestão de bebidas alcóolicas. “A gente alerta sobre a importância da medicação, que deve ser contínua para os pacientes cardiopatas e diabéticos, por exemplo, mesmo em caso de ingestão de álcool”, ressaltou.

Hidratação é essencial

Ainda de acordo com o cardiologista, apesar de muitas vezes apresentarem sintomas como cansaço, palpitações, falta de ar, tonturas ou desmaios, outras vezes pode não apresentar sintoma nenhum e acometer pessoas saudáveis. E alerta sobre a importância da hidratação.

“A gente tem que sempre manter a questão da hidratação, uma hidratação adequada, para não correr risco de sofrer um desmaio. É preciso intercalar os goles de bebida com goles de água, além disso, é importante estar bem alimentado antes de ingerir álcool, assim o organismo vai estar mais forte para metaboliza-lo”, falou Syagha.

Segundo o cardiologista mulheres são mais sensíveis ao álcool do que os homens. Entre os fatores está a concentração de água que cada um tem no organismo. O corpo masculino tem entre 55% a 65% de água, enquanto esse número varia entre 45% e 55% nas mulheres. A maior quantidade de água faz com o que o álcool se dilua mais facilmente nos homens, por isso, mesmo se os dois tiverem o mesmo peso, o homem é mais resistente.

Energéticos podem afetar coração, fígado e sistema nervoso

(Foto: Medioimages/Photodisc)

Outro fator preocupante, segundo o cardiologista, é ingestão exagerada de energéticos, bebida que faz sucesso entre os jovens, mas por terem uma grande dose de cafeína podem causar problemas sérios ao coração. Fígado e sistema nervoso central também são afetados quando há consumo exagerado.

“Muitas pessoas querem virar a noite e fazem uso de energéticos em excesso, mas é preciso tomar muito cuidado, porque são substâncias desencadeadoras de arritmias e até de elevação de pressão arterial. E essas elevações súbitas podem comprometer os batimentos cardíacos. Se for uma pessoa predisposta a ter um problema cardíaco, pode realmente sofrer um ataque cardíaco durante a festa”, explicou.

Saiba quais são as doses indicadas de bebidas

O uso de entorpecentes também é agravante para doenças do coração, segundo o cardiologista. “Outra coisa importante é quanto ao uso de drogas ilícitas, a gente vê que é muito comum nesse período, a orientação é para as pessoas não fazerem uso dessas substâncias, que são as principais inimigas da área médica”, destacou.

Ainda segundo o cardiologista, a Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta uma quantidade máxima de bebida alcóolica de consumo sem ter repercussões cardíacas, doença cerebrovascular ou cardiovascular.

“Seria no máximo duas latas de cerveja para os homens, uma para as mulheres, por dia. Tulipa de chope seriam três para os homens, uma e meia para as mulheres, e quanto aos destilados, somente uma dose, o que equivale a 30 ml por dia. A gente sabe que quem bebe não leva essa orientação a risca, mas o segredo para manter a saúde é o equilíbrio e a moderação”, destacou Syagha.