Saúde e Bem-estar

Bebidas energéticas não devem ser tomadas em excesso

É importante se alimentar bem e beber muitos líquidos para curtir os dias de festa

É importante se alimentar de forma correta, principalmente no período de carnaval, onde muitas pessoas gastam muita energia e consomem bebidas alcóolicas. De acordo com a nutricionista Talita Nascimento, os brincantes precisam se preparar para acompanhar a folia, mesmo que o indivíduo sinta uma falta de apetite é fundamental não deixar a alimentação de lado.

“O folião deve se alimentar bem durante os festejos, por que durante a curtição, a fome bate mais rápido. Opte por alimentos mais leves como barrinhas de cereais, frutas e lanches não gordurosos. O ideal é não passar mais de três horas sem comer” relata a especialista.

Hidratação

Um dos principais problemas provocados pelo excesso de álcool é a desidratação (Foto: Divulgação)

Um dos principais problemas provocados pelo excesso de álcool é a desidratação. Além de o álcool ser diurético, outros efeitos relacionados a ele, como o suor e o vômito, podem agravar ainda mais a desidratação. Por isso, para quem exagerou e bateu a ressaca, o indicado é tomar muita água e outros líquidos como água-de-coco, sucos naturais e bebidas isotônicas.

“Logicamente, a água é o primeiro líquido a ser ingerido, sendo a mais natural e eficaz para a hidratação, contudo, também é possível aproveitarmos outros ingredientes para manter a temperatura corporal adequada e o organismo em pleno funcionamento como as bebidas isotônicas, sucos e água de coco” ressalta.

Energéticos

Ricos em cafeína, estas bebidas são estimulantes, mas não devem ser consumidas em exagero (Foto: Divulgação)

As denominadas bebidas energéticas –aquelas que costumam combinar a atividade estimulante da cafeína e da taurina  não devem ser consumidas em exagero, pois podem fazer mal à saúde. A nutricionista explica que a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central e, por isso, ajuda a deixar as pessoas mais alertas.” Cada latinha de energético equivale a cerca de três xícaras de café, bebida que também é rica na substância. Por isso, o ideal é que a pessoa consuma, no máximo, uma lata e meia por dia, porque cafeína em excesso pode intoxicar o organismo, levando a náuseas, taquicardia, tremores, insônia, irritabilidade e zumbidos. Fique atento se for consumir” reforça.