IBAMA

Brigadistas indígenas recebem treinamento de primeiros socorros

Capacitação busca qualificar equipes para atendimento emergencial durante combate a possíveis incêndios

Brigadistas indígenas do Ibama recebem treinamento de primeiros socorros (Foto: Divulgação)
Brigadistas indígenas do Ibama recebem treinamento de primeiros socorros (Foto: Divulgação)

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), vinculado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), está promovendo um treinamento intensivo de primeiros socorros para brigadistas que atuam em terras indígenas de Roraima. A capacitação ocorre na comunidade Pedra Branca, no município de Uiramutã.

A capacitação tem como objetivo aprimorar a atuação das equipes em situação de emergência durante o combate de incêndios. O curso, ministrado por dois técnicos de enfermagem da Prevfogo, onde é dividido em duas etapas, teórica e prática.

Os participantes aprendem a realizar a análise inicial de vítimas, aplicar técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP) e prestar os primeiros atendimentos em casos de fraturas, queimaduras e picadas de animais peçonhentos. Simulações de resgate são utilizadas para reforçar a preparação dos brigadistas antes da chegada de assistência médica especializada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Segundo Jeffite Cordeiro Ambrósio, brigadista e instrutor do curso, a capacitação visa garantir que os participantes possam agir de maneira rápida e eficiente em situações críticas. “Nossa intenção é preparar os brigadistas indígenas para que, em uma emergência, em que precise prestar atendimento a uma vítima, eles possam executar esses cuidados essenciais de forma rápida e eficaz”, destaca.

Para Joaquim Parimé, chefe do Prevfogo em Roraima, a capacitação é uma medida fundamental para minimizar os impactos de acidentes. “O curso é uma medida importante para garantir a segurança de todos no trabalho de campo e assegurar uma resposta rápida em situações que podem colocar vidas em risco”, ressalta Joaquim.

Até o momento, quatro brigadas já passaram pelo treinamento: Malacacheta (Cantá), Kerém PóPium (Bonfim), Araçá (Amajari) e Raposa (Normandia). As próximas brigadas a receberem a capacitação são:

  • 12/03 – Brigada Pedra Branca (Uiramutã)
  • 14/03 – Brigada Apoio Yanomami (Mucajaí)
  • 17/03 – Brigada Serra da Moça (Boa Vista)

Para os brigadistas que já passaram pelo curso, o aprendizado representa um avanço tanto profissional quanto pessoal. “Saber como agir em casos de emergência médica faz toda a diferença. Esse treinamento nos dá mais segurança para lidar com situações críticas”, afirma Ezequiel Laurentino, um dos brigadistas da Brigada Raposa, município de Normandia.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.