Saúde e Bem-estar

Pacientes reclamam cancelamento de consultas no Caps II

Secretaria Municipal de Saúde explicou que houve uma dedetização repentina, de forma isolada, e que houve instabilidades na linha telefônica da unidade

Pacientes reclamam cancelamento de consultas no Caps II Pacientes reclamam cancelamento de consultas no Caps II Pacientes reclamam cancelamento de consultas no Caps II Pacientes reclamam cancelamento de consultas no Caps II
O Caps II fica localizado no bairro Mecejana (Foto: FolhaBV)
O Caps II fica localizado no bairro Mecejana (Foto: FolhaBV)

Pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), no bairro Mecejana, zona Oeste de Boa Vista, reclamaram do cancelamento de consultas, o que tem prejudicado o acompanhamento de saúde mental. A situação relatada nessa quarta-feira (12) teria sido causada por uma dedetização de última hora.

Segundo os relatos, os cancelamentos são frequentes e não houve aviso prévio. Ontem, um grupo de pacientes se viu sem atendimento devido a uma dedetização não comunicada com antecedência, gerando frustração e prejuízos. No portão, havia apenas uma placa de aviso.

“Muitos se programaram, vieram do interior e nem tomaram café para chegar cedo aos seus agendamentos. A gestão do Caps 2 é tão negligente e irresponsável que não tem a hombridade de fornecer uma informação viável e satisfatória aos pacientes”, relatou um paciente, que não quis se identificar.

Comunicado no portão do Caps II. (Foto: arquivo pessoal)

A situação, conforme o paciente, é ainda mais grave devido à falta de comunicação e de responsáveis da gestão no momento do ocorrido. “A recepção não avisou, e a diretora do Caps não se encontra em horário de expediente para dar alguma satisfação sobre o cancelamento das consultas não avisadas. A responsabilidade foi transferida para os profissionais de saúde, que não tinham como repassar a informação”, detalhou.

O paciente ainda completou afirmando que a sua consulta já havia sido reagendada por passarem a data errada de atendimento psicológico. “Me programei, gastei com transporte e minha saúde mental não está boa. Isso afeta muito minha pressão arterial. Cheguei lá e encontrei o aviso de cancelamento. É revoltante! E não é só comigo, outros pacientes também estão insatisfeitos com a falta de organização”.

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) foi procurada pela reportagem para informações sobre os cancelamentos e a recente situação. Em nota, a pasta explicou que a dedetização foi um caso isolado e de forma repentina, além de que “a linha telefônica da unidade passou por instabilidades essa semana”. Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) informa que a dedetização ocorrida no CAPS II nesta quarta-feira, 12, foi de necessidade repentina, sendo um caso isolado na unidade. Explicou ainda que a linha telefônica da unidade passou por instabilidades essa semana, o que dificultou o aviso aos pacientes.

Esclarece que o compromisso da gestão é priorizar o atendimento humanizado dos pacientes acompanhados pela unidade, e que os pacientes que não foram atendidos serão remarcados e avisados pela direção. Os usuários também podem entrar em contato com o CAPS II pelo número (95) 98420-7740.”

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