Educação

Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro

Serão 67 mil vagas disponibilizadas pelo Ministério da Educação

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Fies Seleção. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Fies Seleção. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025 estarão abertas entre os dias 4 e 7 de fevereiro. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Fies Seleção, no Portal Único de Acesso do Ministério da Educação (MEC).

Em 2025, o MEC disponibilizará 112 mil vagas ao longo do ano, sendo 67 mil neste primeiro semestre. Desse total, 50% das vagas serão reservadas ao Fies Social, destinado a estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, desde que registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para participar do Fies é necessário ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos e ter obtido, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado a partir de 2010, média de 450 pontos nas provas e nota superior a zero na redação. Não são permitidos treineiros.

Resultado

O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro, com período para a complementação da inscrição entre os dias 19 e 21 do mesmo mês. Apenas após a realização desse procedimento a contratação do financiamento será formalizada. Já os candidatos não pré-selecionados estarão automaticamente na lista de espera, que será chamada entre 25 de fevereiro e 9 de abril.

O Fies, instituído pela Lei 10.260/2001, oferece financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior que possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.