Política

Partidos entram com mandado para garantir voto aberto

O pedido foi encaminhado ao Tribunal de Justiça pelo partidos PC do B, PV, PRTB e PATRI; A escolha da nova mesa ocorrerá no dia 1º, logo após a posse dos deputados

O Partido Comunista do Brasil (PC do B), Partido Verde (PV), Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e Patriota (PATRI) ingressaram com um mandado de segurança preventivo com pedido de tutela de urgência para que a eleição da futura mesa diretora da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) seja realizada com voto aberto. O pedido foi encaminhado ao Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) na manhã desta sexta-feira, 28.

No documento, os partidos alertam para os riscos de votação secreta, disposto no Regimento Interno da ALE. A medida pode beneficiar o deputado Jalser Renier (SD), atual presidente do Poder Legislativo e candidato a reeleição.

“Assim, a votação secreta para a escolha da referida mesa, materializa latente inconstitucionalidade à nossa Constituição Estadual e por via indireta a própria Constituição Federal, a qual não prevê sigilo, devendo, portanto, ser observada a votação aberta e ostensiva, conforme redação do art. 30, §4° da Constituição Estadual de Roraima.

A votação que definirá a nova mesa diretora da Assembleia Legislativas para os próximos dois anos ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2019, logo após a cerimônia de posse dos deputados estaduais, prevista para às 10h.

Outro lado – A Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima informa que a presidência da Casa ainda não foi notificada sobre a referida ação, tendo tomado conhecimento por meio da imprensa, mas adianta que  respeitará qualquer decisão do Poder Judiciário.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.