Vacinação nas escolas de RR pretende alcançar 130 mil alunos
As vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Roraima receberá 20 mil doses de uma nova vacina contra a Covid-19 nesta semana, segundo o Ministério da Saúde. A remessa integra o lote de 1,5 milhão de doses distribuídas a todos os estados e ao Distrito Federal, com entregas previstas até esta terça-feira (10).

De acordo com o Ministério, o envio faz parte de um plano que prevê a entrega de 5 milhões de doses até dezembro. O objetivo é garantir o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) pelos próximos seis meses, utilizando vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e atualizadas conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As doses enviadas a Roraima são da vacina produzida pela farmacêutica Serum. Essa fórmula, inédita no Brasil, apresentou eficácia de 90% contra casos sintomáticos em estudos de fase 3, além de vantagens como maior prazo de validade e armazenamento simples, entre 2°C e 8°C.

O Ministério informou ainda que gestantes e idosos foram incluídos no calendário nacional de vacinação. Gestantes devem receber uma dose por gestação, enquanto idosos terão reforço a cada seis meses. Imunocomprometidos e outros grupos prioritários continuarão recebendo doses periódicas, conforme a nova estratégia de imunização definida pela pasta.

A aquisição das vacinas, realizada por meio de pregão, garantiu economia de R$ 1,05 bilhão em comparação a compras anteriores, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. O preço unitário por dose, adquirido a US$ 7, é um dos menores do mundo.