Cotidiano

Jovem pesquisador irá representar Roraima em evento internacional

Com o projeto de eletrocardiógrafo para registrar atividades cardíacas, aluno será o único roraimense no evento

Com apenas 18 anos, Kaio Leonardo Araújo já começa a preparar as malas para ser a face roraimense na maior feira de tecnologia da América Latina. O jovem pesquisador desenvolveu um projeto que apresenta um protótipo portátil de um eletrocardiógrafo, utilizado para registrar a atividade do coração e diagnosticar possíveis arritmias cardíacas.

A ideia surgiu há um ano, quando se tornou bolsista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRR), teve suporte de um professor especialista em engenharia biomédica e viu a oportunidade de dar início ao projeto. No desenvolvimento da atividade, conseguiu a aprovação na 33ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorrerá na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Segundo o aluno, toda parte teórica e escrita do projeto já está finalizada e pronta para ser apresentada. Na parte física, Araújo fez um modelo e também no computador. Por conta do Conselho de Ética, a pesquisa ainda não pode ser testada em seres humanos, mas graças a uma parceria com um colega de instituição, do Curso de Enfermagem, conseguiu fazer testes em um simulador de paciente.

“Para que eu veja que o meu aparelho está funcionando normalmente, eu testei no simulador de paciente humano que temos. Ele retrata um humano perfeito, faz toda a simulação. Até o momento todos os resultados foram positivos”, comemorou. Ainda de acordo com o estudante, após a apresentação na Mostratec, a proposta é aperfeiçoar o produto e levar para comunidades indígenas do estado.

Em um primeiro momento, a ideia é deixar que o projeto fique cada vez mais acessível para quem fizer o uso do eletrocardiógrafo. Dentre as principais dificuldades que encontrou durante o processo para realizar o projeto foi conseguir peças específicas para o aparelho. “A questão de conteúdo, a gente já acha alguns parecidos e é uma área que professor tem uma facilidade e me ajuda”, completou.

PRODÍGIO – Ao submeter o projeto para a Mostratec, o estudante não fazia ideia da dimensão que iria se deparar quando recebeu o aval para apresentação. Foi apenas pesquisando vídeos e informações na internet que conseguiu perceber a importância de apresentar um projeto em um evento tão grande.

“É um evento muito grande, com mais de 20 países. Estou preparando toda a apresentação para representar o estado bem, a expectativa é boa”, revelou. O aluno destacou que já possui outros projetos apresentados e que pretende dar continuidade nos equipamentos desenvolvidos.

Kaio foi campeão estadual de robótica no ano passado e, em novembro deste ano, o pesquisador irá representar o estado na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) com carros-robôs. Ele destacou também que não pensa em parar no ramo da pesquisa que envolve a eletrônica e a área de saúde.

MOSTRATEC – A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 a 20 anos de idade de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, com jovens cientistas do ensino fundamental, médio e técnico. Nesta edição da feira, serão apresentados 755 projetos divididos entre 420 na Mostratec com estudantes do Ensino Médio e Técnico e 335 na Mostratec Júnior, divididos em alunos do Ensino Fundamental com 263 projetos e da Educação Infantil com 72 projetos, distribuídos em 13 diferentes áreas. (A.P.L.)

O evento terá representantes de 22 países e de todos os estados brasileiros. A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, organizadora do evento, estima receber mais de 30 mil visitantes nos três dias do evento. (A.P.L)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.