A Polícia Civil de Roraima indiciou sete pessoas por crime de estelionato. As investigações, segundo o titular da Delegacia de Defesa do Consumidor, Glauber Lorenzini, foram iniciadas em novembro do ano passado, onde foram identificadas cinco empresas que atuavam na venda de passagens aéreas por meio de milhas.
“Nesse período, nós pudemos entender como funcionava esse esquema criminoso, possibilitando a criação uma rede de informações, para evita que esse tipo de crime pudesse se perpetuar. Com isso, várias vítimas entraram em contato conosco e isso facilitou o trabalho que culminou no indiciamento dessas pessoas”, relatou.
Segundo o Lorenzini, todo trabalho de investigação foi centrado com base em 141 registros de Boletim de Ocorrência (B.O), o que acabou facilitando na busca pelos envolvidos no esquema criminoso praticados pelas empresas.
“Tem B.Os que possuem até dez pessoas que foram prejudicadas com esse golpe, o que nos leva a crer que, na prática, o número de vítimas é bem maior”, completou.
O delegado relatou ainda que todos indiciados são jovens, possuindo idade máxima de 22 anos. Como são pessoas sem qualquer tipo de antecedente criminal, todos responderão em liberdade. Entretanto, casos reincidam no crime, a pena pode ser convertida em prisão.
“São pessoas que não possuem qualquer qualificação profissional nas áreas de administração e turismo, que decidem se aventurar nisso e que acabam crescendo o olho. As investigações continuam, a delegacia mantém até uma investigação permanente nesse ramo. Isso não existia antes e agora se tornou uma necessidade”, pontuou Lorenzini, ressaltando ainda que as atividade das empresas foram encerradas.
LISTA DE EMPRESAS ENVOLVIDAS
– Shekinah
– Ramos Tur
– Voe Certo
– Viagens & Cia
– Smart Travel
A matéria completa você confere na Folha Impressa desta quinta-feira, 27.