Cultura

Saiba como se inscrever para oficinas gratuitas de teatro em Boa Vista

Serão 30 vagas para a Experiência Galpão, que irá abordar temas como Tecnologia da Cena, História do Teatro e Produção e Gestão de Grupos. Confira a programação

Saiba como se inscrever para oficinas gratuitas de teatro em Boa Vista Saiba como se inscrever para oficinas gratuitas de teatro em Boa Vista Saiba como se inscrever para oficinas gratuitas de teatro em Boa Vista Saiba como se inscrever para oficinas gratuitas de teatro em Boa Vista
Grupo Galpão tem 40 anos de história no teatro nacional (Foto: Guto Muniz/Grupo Galpão)
Grupo Galpão tem 40 anos de história no teatro nacional (Foto: Guto Muniz/Grupo Galpão)

O Grupo Galpão, companhia renomada de teatro de Minas Gerais, está em turnê pelo norte do país e realizará oficinas gratuitas, nos dias 1, 2 e 3 de agosto, sobre os processos de criação e produção do grupo. Os interessados podem se inscrever a partir de hoje, 19, através do link sympla.com.br/grupogalpao. As aulas são voltadas para para artistas, produtores, técnicos e os interessados no universo teatral.

Serão 30 vagas para a Experiência Galpão, que irá abordar temas como Tecnologia da Cena, História do Teatro e Produção e Gestão de Grupos. Confira a programação.

Dia 1 de agosto

No dia 1º de agosto, das 9h às 13h, no Teatro Municipal de Boa Vista – Sala Múltiplo Uso, o ator e iluminador Rodrigo Marçal e a jornalista e produtora Beatriz Radicchi ministrarão a Oficina “Tecnologia da Cena”, destinada para artistas independentes, produtores, técnicos e público em geral e interessados nos processos internos de gestão do Grupo Galpão, aprimorados ao longo dos seus quase 42 anos de história. Trata-se de uma ação formativa que visa apresentar o universo dos bastidores do teatro por meio de quatro das inúmeras áreas que envolvem o backstage: iluminação, sonorização, cenotécnica e produção técnica. Além disso, o curso tem por objetivo apresentar elementos introdutórios e essenciais da prática profissional dos bastidores do teatro, a partir dos processos de trabalho desenvolvidos pelo Grupo Galpão. 

Também no dia 1º de agosto, das 18h às 22h, no Teatro Municipal de Boa Vista – Sala Múltiplo Uso, o ator e um dos fundadores do Grupo Galpão, Eduardo Moreira, ministra a oficina História do Teatro X História do Galpão, destinada a atores, estudantes, pesquisadores de teatro e das artes em geral. Eduardo fará um percurso pelos processos desenvolvidos ao longo de 42 anos de encontros do Grupo Galpão com diferentes diretores e artistas, paralelamente à história do teatro e seus mestres. Trará uma aula expositiva com exibição de vídeos e trechos de peças lidas ou encenadas pelos atores do grupo. E, também, exercícios práticos experimentados em processos criativos vivenciados pelo Grupo Galpão durante sua trajetória.

Dia 2 de agosto

No dia 2 de agosto, das 18h às 22h, no Teatro Municipal de Boa Vista – Sala Múltiplo Uso, a atriz Simone Ordones ministra a oficina “Convite ao Teatro”, destinada a estudantes em fase iniciante e pessoas interessadas na prática teatral. A oficina se propõe a explorar alguns dos elementos fundamentais para estudo e trabalho no teatro: sensibilização, consciência do corpo e do espaço, conhecendo vocabulários básicos tais como escuta, atenção, disponibilidade, energia e observação. A partir de exercícios de concentração, improvisação, expressão corporal, vocal, o aluno terá a oportunidade de desenvolver a percepção de si mesmo, do outro e do coletivo.

Dia 3 de agosto

No dia 3 de agosto, das 9h às 13h, no Teatro Municipal de Boa Vista – Sala Múltiplo Uso, a produtora do Grupo Galpão Gilma Oliveira ministra a oficina “Produção e Gestão de Grupos”, destinada a produtores, gestores e artistas interessados no universo da produção de artes cênicas. A oficina irá transmitir informações e conhecimentos fundamentais acerca da produção e gestão de grupos,  realização de montagens de espetáculos e turnês, a partir da exposição de fatos reais retirados da trajetória e vivência nas artes cênicas. Irá apresentar, ainda, as etapas de produção de turnês nacionais e internacionais, considerando o universo técnico destas etapas, como contratos, planejamento, orçamentos, liberações, cargas, roteiros, check-lists, cronogramas e logística de viagens, entre outros. Gilma Oliveira, graduada em Comunicação Social, é Coordenadora de Produção do Grupo Galpão desde 2000.  

ESPETÁCULO

Além das oficinas, o Grupo Galpão irá apresentar, nos dias 3 e 4 de agosto, sábado, às 20h, e domingo, às 18h30, no Teatro Jaber Xaud – Sesc Mecejana, o espetáculo “De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão” que celebra o encontro do teatro com a música, que se tornou marca registrada do grupo em seus mais de 40 anos de história. Reunindo canções, poesia e festa, o espetáculo apresenta 25 músicas do repertório do grupo – de montagens antigas até trabalhos recentes, incluindo canções de workshops – além de textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística. Com direção de Lydia Del Picchia e Simone Ordones, o sarau lança aos atores o desafio de se reinventarem em cena, se aproximando ainda mais do público, a quem são dedicadas algumas das canções.

O Grupo Galpão, de Belo Horizonte (MG), é uma das companhias teatrais mais conhecidas do Brasil, tanto por seus 42 anos de atividade contínua quanto por sua pesquisa de linguagem (Foto: Kika Antunes/Grupo Galpão)

SOBRE O GRUPO GALPÃO

O Grupo Galpão, de Belo Horizonte (MG), é uma das companhias teatrais mais conhecidas do Brasil, tanto por seus 42 anos de atividade contínua quanto por sua pesquisa de linguagem. 

Criado por cinco atores, em 1982, a partir do espetáculo “A alma boa de Setsuan”, montagem conduzida por diretores do “Teatro Livre de Munique”, da Alemanha, o Galpão se valeu dessa rica experiência para se lançar numa proposta de construção de um teatro de grupo, com raízes ligadas à tradição do teatro popular e de rua. 

Fazem parte do Galpão Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara.

Ao montar espetáculos com diferentes diretores convidados – como Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Yara de Novaes e Marcio Abreu, além dos próprios integrantes, que também dirigem espetáculos do Grupo –, o Galpão desenvolve um teatro que alia rigor e investigação de linguagens, com um repertório com grande poder de comunicação com o público.

Seus trabalhos dialogam com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.