AGENDA DA SEMANA

Ciro Gomes diz que Brasil está atrasado há 10 anos por perder oportunidades de investimento

No programa Agenda da Semana, ele também opinou sobre a possibilidade de exploração de petróleo em Roraima e a imigração venezuelana

Ciro Gomes diz que Brasil está atrasado há 10 anos por perder oportunidades de investimento Ciro Gomes diz que Brasil está atrasado há 10 anos por perder oportunidades de investimento Ciro Gomes diz que Brasil está atrasado há 10 anos por perder oportunidades de investimento Ciro Gomes diz que Brasil está atrasado há 10 anos por perder oportunidades de investimento
O programa Agenda da Semana acontece todo domingo de manhã, das 8h às 12h, na rádio Folha FM 100.3 (Foto: Raiza Garxia/FolhaBV)
O programa Agenda da Semana acontece todo domingo de manhã, das 8h às 12h, na rádio Folha FM 100.3 (Foto: Raiza Garxia/FolhaBV)

O advogado e ex-ministro da Fazenda, Ciro Gomes, foi entrevistado no programa Agenda da Semana desse domingo (23). Durante a conversa com o apresentador Getúlio Cruz, defendeu o potencial de desenvolvimento de Roraima e opinou sobre o governo do atual presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva (PT). Além disso, comentou sobre a possibilidade de exploração de petróleo em Roraima, na fronteira com a Guiana.

O entrevistado visitou, no último sábado (22), a Operação Acolhida em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, para conhecer a realidade atual da região. Sobre o processo de imigração dos venezuelanos no Brasil, ele afirmou:

“Concordo com o acolhimento de venezuelanos, enquanto valor humanitário, mas é muito grande o impacto de 1 mil pessoas entrando em uma comunidade, como uma escola que tinha vaga para 700 crianças, um sistema prisional que já tem 500 presos da Venezuela, o sistema de saúde, de aposentadoria. Tudo isso desqualifica os serviços, gera um estresse no mercado de trabalho e gera um antagonismo odiento que é a semente do fascismo. Quem tem que indenizar essa solidariedade do Lula é a União Federal. Roraima está enfrentando esse problema sozinho, e isso explode na política, na violência, xenofobia, que são coisas deformantes do nosso caráter”.

LEIA MAIS

Ao falar sobre a competição de mercado em relação a outros países, Ciro Gomes citou a Guiana e defendeu a exploração petrolífera no Brasil. Entretanto, segundo ele, o país está há 10 anos atrasado e deixa passar as oportunidades de investimento.

“O complexo industrial do agronegócio, da defesa, do petróleo, gás e bioenergia, estão importando dos Estados Unidos 35% do óleo diesel que estamos queimando aqui nas termelétricas. […] Tudo de indústria é importado do exterior, sendo que existe mercado aqui. Estão deixando quebrar as indústrias brasileiras, porque preferem importar de fora. […] O mesmo petróleo da Guiana, que está explodindo de progresso, tem aqui no Brasil, para ser explorado, porém não deixam. Estamos atrasados há 10 anos. O pessoal de Bonfim está vendo as coisas acontecerem e está pedindo ajuda. Vou pedir para que o Banco do Brasil estabeleça uma unidade lá em Lethem, porque os brasileiros vão para lá, ganham dinheiro e têm que levar em sacolas, porque o governo brasileiro não resolve essas coisas e nem exercita a potencialidade do Brasil. O país precisa prestar mais atenção, mas vai deixando passar as oportunidades”, disse.

Ao longo da entrevista, também opinou a respeito do governo do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e do atual, Lula, que saiu vencedor nas eleições presidenciais de 2022, também concorridas por Ciro Gomes. De acordo com ele, ambas gestões são parecidas.

“Os dois [Lula e Bolsonaro] fazem apologia à ignorância. […] O mais popular é o que fala mais bobagem, porque aí parece que é gente boa, do povão. É tudo igual, o modelo econômico, de governança política sentado no clientelismo e na corrupção, a falta absurda de planejamento para qualquer setor. Para onde o Brasil está indo em matérias de ciências e tecnologia? Qual é o nosso papel na divisão internacional de trabalho que o mundo está impondo? […] O Brasil está decaindo em matéria de virtudes civilizatórias, mas, de qualquer forma, ainda temos todas as vantagens comparativas da velha economia, como o petróleo, terras, água, e os talentos humanos. O que tem fracassado miseravelmente no mundo é a política”, protestou.

Assista à entrevista completa

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.