Vacinação nas escolas de RR pretende alcançar 130 mil alunos
As vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A adesão à vacina contra a dengue em Roraima foi considerada baixa pelo Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (PIN). Das mais de 20 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde, apenas 34% foram aplicadas, cerca de 7 mil.

De acordo com a apoiadora do PNI, Naiade Bezerra, mesmo com a orientação do Ministério e do governo estadual para ampliar a faixa etária, poucas pessoas procuraram se imunizar contra o vírus desde em fevereiro, quando a ação iniciou. “Essa ampliação visa otimizar as doses que já se encontram disponíveis. A princípio, a faixa etária atendida era de 10 a 14 anos, mas devido à baixa procura da população, o Estado ampliou esse público para até 59 anos”, destacou.

A vacinação é uma das principais e mais relevantes intervenções em saúde pública para a promoção da saúde, controle e eliminação de doenças imunopreveníveis. Por esse motivo, é indispensável que as pessoas se conscientizem da importância de manter a cobertura vacinal contra a doença.

“Além de proteger as pessoas, a vacina contribui para a proteção da saúde pública, reduzindo não só os riscos de internações graves, mas também os óbitos. O Aedes Aegypti é o transmissor da doença, nós estamos no período em que a proliferação desse mosquito é alta, e é por esses motivos que é necessário pensarmos em nos proteger contra isso”, completou Naiade.

Vacinas próxima ao vencimento

O Ministério da Saúde enviou 20.670 doses do imunizante Qdenga ao estado de Roraima. (Foto: reprodução/Secom-RR)

A otimização de doses é outro motivo para a ampliação do público-alvo, visto que algumas doses podem se perder por razão de vencimento. No último sábado (22), o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra dengue devido o prazo de validade dos imunizantes.

Conforme a nota técnica, onde não houver procedimentos para esgotar as doses próximas do vencimento, a critério dos gestores municipais, a vacinação contra a dengue poderá ser estendida a pessoas de 4 a 59 anos, limite etário especificado na bula do imunizante Qdenga. “O Ministério da Saúde reforça que esta é uma estratégia temporária e excepcional, aplicada apenas para as vacinas que possuem prazo de validade até 30 de junho e 31 de julho de 2024”, destacou o MS.