Quase todos os dias os casos envolvendo tentativa de linchamento são registrados pela Polícia Militar. Em quase todas as ocorrências, populares são os autores das ações. Movidos pelo sentimento de revolta, acabaram tentando fazer justiça com as próprias mãos. Já era fim da noite da terça-feira, dia 21, quando duas mulheres foram atacadas por um adolescente e um maior.
Na ocasião, as vítimas foram uma adolescente de 16 anos que estava em uma bicicleta e uma mulher de 45 anos que carregava na garupa um bebê de sete meses. Elas foram abordadas na rua Cidade Cascavel, bairro Equatorial, zona Oeste de Boa Vista, por dois indivíduos que estavam armados com um facão. Eles agiram para roubar a bicicleta.
Policiais que estavam fazendo patrulhamento pela avenida Ataíde Teive, quando foram parados pelas vítimas que contaram o caso. Ao fazerem buscas pelas imediações, notaram que havia uma aglomeração de populares em um terreno baldio e viram que populares estavam usando pedaços de madeira para desferir golpes nos indivíduos.
Com a chegada da guarnição, quem estava no local acabou fugindo, restando apenas os suspeitos que estavam feridos e apresentavam hematomas nas costas, pernas, braços, tórax e queixo. Uma testemunha contou que algumas pessoas revoltadas perseguiram os dois elementos e conseguiram interceptá-los. Durante uma revista, um facão foi achado na cintura do maior, identificado como Thomas Aguiar Alves Lima, de 23 anos.
As vítimas reconheceram os dois meliantes como autores do crime, confirmaram que a bicicleta que estava com eles foi roubada e também disseram que o facão foi o mesmo usado na abordagem criminosa. Diante dos fatos e do flagrante delito, ambos foram conduzidos à Central de Flagrantes do 5o DP para serem ouvidos pela autoridade policial. Considerando a materialidade do crime mediante as provas, a delegada de plantão lavrou o Auto de Prisão em Flagrante (APF) contra Thomas.