Cotidiano

Defesa Civil recomenda antecipação das férias escolares em Amajari

Nos Projetos de Assentamento Amajari e Bom Jesus, além da Vila Trairão, região do Pesqueiro e Ilha do Uraricoera, os moradores já enfrentam dificuldade de locomoção

Diante dos problemas enfrentados por moradores de várias localidades, a Defesa Civil de Amajari deverá recomendar a Prefeitura do município à antecipação das férias escolares da rede de ensino.  


Em entrevista à FolhaWeb nesta quarta-feira, 4, a coordenadora do órgão, Chaguinha Soeras, informou que pelo menos quatro localidades do município encontram-se em situação crítica por conta das chuvas.


“A Defesa Civil tem feito de tudo para atender a todos os moradores do município, principalmente nas regiões mais afetadas pelo inverno deste ano. Como o calendário escolar ainda não foi encerrado, a gente vai recomendar que a prefeita Vera Lúcia antecipe as férias escolares, devido ao risco de se trafegar em algumas localidades”, comentou.


Os locais onde as pessoas já enfrentam dificuldades de locomoção, segundo ela, são: Projeto de Assentamento Amajari (P.A Amajari); Projeto de Assentamento Bom Jesus (P.A Bom Jesus); Vila Trairão, região do Pesqueiro e Ilha do Uraricoera.


“Terça-feira, dia 3, nós tivemos que designar uma equipe para atender aos moradores do P.A Bom Jesus, porque a quantidade de chuva fez transbordar um igarapé da região. Por sorte, hoje não está chovendo e a localidade já não se encontra mais alagada, entretanto, o alerta fica mantido, pois estamos justamente em no mês onde a incidência de chuva é ainda maior”, comentou.


Chaguinha Soares disse ainda que uma possível recomendação para decretação de situação de emergência não está descartada. “Acredito que a prefeita também deve analisar essa questão ainda essa semana, pois é necessário avaliar com atenção os impactos que o município vem sofrendo com o inverno. O fato é que as chuvas já estão gerando transtornos no município e é preciso que haja um apoio maior para nos auxiliar nessas ações”, explicou.