Dos 21.105 bebês que nasceram em Roraima, no período de 2016 até maio deste ano, somente 10.865 recém-nascidos fizeram o teste do pezinho, procedimento realizado no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré.
O teste do pezinho é uma das principais formas de diagnosticar precocemente doenças congênitas, infecciosas e metabólicas, como a anemia falciforme e outras doenças que podem causar sequelas ou até a morte.
“Quanto mais cedo for identificada alguma alteração no teste, mais rápido pode-se iniciar um tratamento e evitar sequelas ao bebê”, salientou a neonalotogista da Maternidade, Débora Maia.
Ontem (6) foi celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, data criada para alertar para a importância do exame. Uma vez detectado algum problema, o bebê é encaminhado para um especialista que deverá iniciar o tratamento, a depender do caso.
O exame é realizado na Maternidade, tanto para os bebês nascidos lá, quanto para os que nascem em hospitais particulares. Basta uma pequena picadinha no calcanhar do recém-nascido para coletar uma amostra de sangue.
Os pais podem levar o bebê a partir do segundo dia de vida, para realizar o teste. De acordo com a neonatologista, é nesse período que o intestino do bebê começa a funcionar, devido à amamentação. “Somente após isso, doenças ligadas ao metabolismo podem ser identificadas”, finalizou Débora.