Usuários da rede municipal de saúde entraram em contato com a FolhaWeb para denunciar o excessivo tempo de espera no atendimento no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), localizado no bairro Treze de Setembro.
De acordo com o analista de sistema Peterson Yunes, 27 anos, grande parte da demora se dá pela falta de profissionais na unidade.
“Além do pessoal do atendimento demorar uma eternidade para fazer a ficha de entrada das crianças, há uma falta grande de profissionais para realizar as avaliações médicas”, relatou.
Segundo Yunes, esta é a quinta vez que ele retorna a unidade com o seu filho, que desde o dia 27 de maio vem apresentando febre alta e bolhas avermelhadas pelo corpo.
“Ficamos praticamente o dia inteiro e o médico disse que se tratava de uma alergia. Receitou-nos três medicamentos, mas a febre só aumenta. Voltamos no dia 28 de maio; no sábado agora, dia 02; e ontem, 03. Hoje estamos minha esposa e eu novamente tentando atendimento, só que é muita gente para poucos atendentes”, disse.
Ainda segundo o analista de sistemas, até mesmo a Ouvidoria da unidade é afetada pela falta de profissionais. “Me orientaram a procurar a Ouvidoria da unidade, para fazer a reclamação, mas também não tem ouvidor. Então, fica difícil saber a quem cobrar”, pontuou.
O OUTRO LADO – A Prefeitura de Boa Vista informou que os atendimentos no Hospital da Criança Santo Antônio estão sendo feitos normalmente no setor de urgência e emergência. Não há falta de profissionais em nenhum dos horários.
Atualmente a unidade passa por reformas e o espaço está limitado para os atendimentos. Por conta do período sazonal, época de chuvas, o HCSA tem recebido uma demanda grande de crianças, especialmente estrangeiras. Ainda que a direção tenha se planejado, o fluxo neste período é grande.
A prefeitura tem trabalhado diversas estratégias para amenizar as dificuldades e diminuir o tempo de espera, colocando mais profissionais e adequando os espaços existentes. O HCSA acredita na competência de seus profissionais e vai continuar se moldando para oferecer um atendimento de qualidade.