
Um homem procurou a Folha para denunciar a falta de medicamentos utilizados no controle de ansiedade e depressão, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Silvio Botelho, localizada no bairro Paraviana.
Segundo ele, os medicamentos Paroxetina de 20mg e Amitriptilina de 25mg estão em falta há mais de dois meses na UBS, e sempre que pede informações sobre a reposição do estoque, recebe respostas incertas.
“Por dia, eu tomo 3 comprimidos de Paroxetina e 4 de Amitriptilina. São muitos compridos para eu arcar do meu próprio bolso. Eu preciso desses medicamentos para dar continuidade ao meu tratamento. Eu preciso deles para ficar bem”, relatou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informou que a Amitriptilina 25 mg está disponível desde a semana passada nas UBSs que dispensam medicamentos controlados: Sílvio Botelho, Aygara Motta, Asa Branca, Délio Tupinambá e Mariano Andrade.
Em relação à Paroxetina, a SMSA disse que a empresa responsável não conseguiu entregar o medicamento em tempo hábil, devido a conclusão do processo de aquisição no final do exercício de 2023. E alegou que a Superintendência de Assistência Farmacêutica deve iniciar o processo de empenho na última semana de janeiro.