Cotidiano

Moradores cobram obras de drenagem e asfaltamento

Devido à falta de drenagem e infraestrutura, diversas poças estão se formando com o período chuvoso, tornando o tráfego perigoso até para quem utiliza transporte

Os moradores da Rua Flora, no bairro Jardim Tropical, zona Oeste, que se prepararam para ter um inverno tranquilo estão passando por outra realidade. Devido à falta de drenagem e estrutura, diversas poças estão se formando com o período chuvoso, tornando o tráfego perigoso até para quem utiliza transporte. Na semana passada, um caminhão de coleta de lixo atolou na rua.

Em meados de novembro do ano passado, a Prefeitura de Boa Vista se preparou para iniciar uma obra de drenagem, revestimento asfáltico e urbanização na Rua Flora e nas demais ruas próximas ao bairro Jardim Tropical. Contudo, antes mesmo do início, a obra foi interrompida. Quase seis meses depois, os moradores começam a ser prejudicados.

O técnico em agrimensura Washington Carvalho é morador da Rua Flora há dois anos e meio. Segundo ele, a situação já foi levada à Prefeitura, mas nada foi feito. “Ela pede paciência aos moradores, mas paciência é o que os moradores mais têm exercido nos últimos 15 anos aguardando os serviços de asfalto, drenagem e urbanização na rua. Queremos comprometimento da Prefeitura, consciência e eficiência”, ressaltou. Ele informou que, após o incidente com o caminhão de lixo, o serviço foi suspenso durante alguns dias, o que gerou o acúmulo do entulho nas lixeiras e mau cheiro na rua.

O autônomo Irismar Brandão, que mora na rua há quase dois anos, se arrepende de ter saído do interior para morar na capital. “Viemos por conta dos estudos dos filhos, mas eu me pergunto: vendi minhas terras pra viver nessa situação?”, indagou.

Se há perigo para quem tem transporte, a situação piora para quem não tem. No local, a reportagem constatou que as poças de água e lama atrapalham a entrada e saída de algumas residências. Além disso, para ir ao colégio, os jovens saem de casa com sandálias e água, a fim de limpar os pés quando se afastam da rua. Pelo acúmulo de água, os moradores também temem ficar doentes.

No ano passado, houve uma epidemia de chikungunya na região. Pelas redes sociais, Washington Carvalho chegou a comunicar o município sobre a situação e recebeu um retorno de que a obra seria concluída antes do inverno. “Ela faz propaganda de que a cidade tá uma maravilha, mas não é isso que a gente vive aqui. Já passou um mandato e agora estamos na metade do outro”, lamentou.

OUTRO LADO – A Prefeitura de Boa Vista informou que o processo contempla várias ruas no bairro Jardim Tropical. Na Rua Flora, a obra de drenagem já foi finalizada. Agora, a empresa responsável pela obra espera condições climáticas para iniciar a terraplanagem e pavimentação, e após isso a execução das calçadas. Os serviços já foram iniciados nas Ruas 8 e 9, também no Jardim Tropical.

A gestão apontou que, nos últimos cinco anos, mais de 300 ruas receberam 110 quilômetros de drenagem. Obras que, depois de finalizadas, são eficientes na coleta das águas das chuvas e eliminam pontos de alagamentos, evitando transtornos antigos à população. “Além disso, de 2013 a 2018, a administração municipal asfaltou 154 quilômetros de ruas onde não havia asfalto e 82 quilômetros de recapeamento, onde a pavimentação estava desgastada e danificada pelas ações do tempo”, reforçou. (A.G.G)