Sob forte calor, pessoas ficaram do lado de fora das escolas estaduais na espera por brinquedos para as crianças (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Sob forte calor, pessoas ficaram do lado de fora das escolas estaduais na espera por brinquedos para as crianças (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A entrega de milhares brinquedos organizada pelo Governo de Roraima atraiu uma multidão e resultou em grandes filas nas quatro escolas estaduais da zona Oeste de Boa Vista, na manhã desta quinta-feira (12). Apenas crianças de um a 12 anos pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social, previamente selecionadas pela Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), poderiam receber os brindes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Durante a semana, cerca de cem servidores trabalharam na busca ativa por beneficiários, a quem eles entregaram pulseiras para facilitar na identificação de quem poderia ganhar os brinquedos nos colégios militarizados Luiz Hitler Brito de Lucena (Nova Cidade) e Maria Teresa Parodi (Cidade Satélite), e nas escolas estaduais América Sarmento (Pintolândia) e Voltaire Pinto (Silvio Leite).

Multidão lota ginásio do colégio militarizado Maria Tereza Parodi, no bairro Cidade Satélite (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Nas ações deste feriado, a Setrabes também distribuiu pipocas doces, picolés, algodão doce e água mineral. Tendas dentro das áreas abertas das escolas protegiam do sol parte da fila de pessoas. Sob intenso calor, não havia sombra para todos e parte teve que aguardar do lado de fora dos prédios e as filas chegaram a dobrar a quadra das escolas.

A família de Miriam Aurelina, 30, que chegou às 10h à escola do Silvio Leite na companhia dos filhos de um, oito e dez anos de idade, reclamou do calor. “Muito quente. Mas até que a fila tá andando rápido”, disse.

Dentro, crianças especiais como a pequena cadeirante Cochiana Carpio tinham preferência na hora de receber os brinquedos. A menina de 11 anos, que em virtude da rara Síndrome de Cornelia de Lange possui deficiência intelectual e deformação facial, ganhou uma boneca. O irmão dela, Rony Carpio, de sete, recebeu uma bola de vôlei. “É muito complicado comprar os brinquedos pros meninos. Tá tudo muito caro”, explica a mãe Maiken Alejandra Carpi, 40, sobre levá-los para ganhar os brindes.

Famílias inteiras foram ao evento, como a da profissional do lar, Maria das Graças, 57 anos. Ela levou suas cinco netas, entre elas, duas crianças de 11 anos e uma de 10 meses. “Achei legal a boneca”, disse, em poucas palavras, a estudante Kemilly Alves, de 11 anos.

Família da dona Maria das Graças em entrega de brinquedos na escola estadual Voltaire Pinto (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O governador Antonio Denarium (Progressistas) participou do início das distribuições nas unidade e entregou pessoalmente os brinquedos para algumas crianças. Ele esteve na companhia do vice-governador Edilson Damião (Republicanos) e políticos aliados. “São mais de 20 mil brinquedos que estão sendo entregues pra aquelas crianças que precisam de carinho”, afirmou.

O governador Antonio Denarium durante entrega de brinquedos na escola estadual Voltaire Pinto (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Conforme apuração da Folha, neste mês, a Setrabes contratou a empresa boa-vistense Smith Empreendimentos LTDA por R$ 2.022.094,00 para fornecer 88.564 brinquedos. O contrato tem validade de um ano.