26 MEDALHAS

Roraima conquista 26 medalhas e tem novo recorde em etapa das Paralimpíadas Escolares

Delegação teve cinco medalhistas de ouro, sendo que três conquistaram três douradas. Estado enviou foi o maior time de sua história para a fase regional

Roraima conquista 26 medalhas e tem novo recorde em etapa das Paralimpíadas Escolares

A delegação paralímpica roraimense encerrou a etapa regional das Paralimpíadas Escolares nesta sexta-feira (1º), em Brasília, com 26 medalhas, sendo 15 de ouro, oito de prata e três de bronze. Com as conquistas, a equipe superou o número obtido na edição do ano passado (21).

Com o maior número de paratletas de sua história na competição, Roraima, representado na natação, atletismo e bocha, ainda superou a única prata e as duas medalhas de bronze conquistadas em 2022, exceto os 18 ouros obtidos na edição anterior.

“Essa campanha é um marco na história do esporte paralímpico de Roraima. São medalhas que envolvem o esforço conjunto dos atletas, familiares, treinadores e Poder Público. Além de superar a marca histórica de 21 medalhas em 2022, conseguimos a classificação de atletas para a etapa nacional em dezembro”, destacou o professor Vinícius Denardin Cardoso, chefe da delegação.

Delegação de natação na etapa regional (Foto: Divulgação)

Atletismo

No atletismo, dois competidores conquistaram três ouros, cada: Jhonatta Abreu (F40 – baixa estatura) nas provas de arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco; e Jorge Tortoledo no arremesso de peso, no lançamento de dardo e nos 75m, pela categoria F34 (transtorno do movimento de baixo grau no tronco e braços, e de alto grau nas pernas).

Por sua vez, Maria Cecília Silva (T54/F55 – transtorno do movimento de alto grau no tronco e pernas, e ausência de membros), foi ouro nos 60m, lançamento de pelota e 150m. Já Kamilla Silva (F33 – transtorno do movimento e falta de coordenação motora moderada) foi ouro no arremesso de peso e prata no lançamento de pelota.

Além disso, Myguel Ramos (F35 – transtorno do movimento e falta de coordenação motora moderada) foi prata no lançamento de dardo e no arremesso de peso. Carlos Gabriel Ramos, que disputa categoria com atletas com transtorno do movimento e falta de coordenação motora moderada em um dos lados do corpo (T37), foi prata nos 1.000m e bronze nos 75m e 250m. Por fim, Ananda Silva (T20 – deficiência intelectual) foi bronze no arremesso de peso.

Natação

Ana Clara Linhares foi ouro nos 50m e 100m livre, e 50m borboleta em categoria (S7) que reúne atletas com transtorno do movimento de grau baixo a moderado nos braços, no tronco e nas pernas, de grau moderado em um dos lados do corpo, com baixa estatura ou com ausência de membros.

Lucas Vinicius Peres foi ouro nos 50m borboleta e 200m livre, e prata nos 50m e 100m livre da categoria S5 (falta de coordenação motora de grau moderado, transtorno do movimento de alto grau na base do tronco e nas pernas, ou com ausência de membros).

Maria Clara Andrade foi prata nos 50m e 100m livre da classe S9, de nadadores com falta de coordenação motora de baixo grau nos braços e nas pernas, com incapacidade física de alto grau em uma das pernas ou com ausência de membros.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.