PRÓXIMOS DIAS E MESES

Tendência para Roraima é de chuvas abaixo da média e temperaturas altas

No entanto, para este final de semana, 15 e 16, Roraima teve novo alerta amarelo para perigo em potencial de chuva

É importante prestar atenção, especialmente para aqueles que planejam atividades ao ar livre (Foto: Lílith Áquila/FolhaBV)
É importante prestar atenção, especialmente para aqueles que planejam atividades ao ar livre (Foto: Lílith Áquila/FolhaBV)

O roraimense já deve ter percebido que o calor tem voltado com tudo e a quantidade de chuvas reduzido. O que é normal, já que o período chuvoso está acabando e o verão se aproxima. No entanto, a alta temperatura e o maior espaçamento entre as precipitações estão adiantados devido o El Niño.

Para entender melhor, neste final de semana, 15 e 16, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta amarelo para perigo em potencial. Ou seja, pode haver chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos, variando de 40 a 60 km/h em Roraima. O alerta tem fim para às 10h de domingo (16).

Já nos próximos dias, conforme o Boletim Hidroclimático da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e dados da Cenispam, a previsão para Boa Vista é de tempo parcialmente nublado com chuva em áreas isoladas. As temperaturas variam entre 24ºC (mínima) e 32ºC (máxima) e a umidade do ar deve ficar entre 60% e 95%. Em algumas áreas de Roraima, as chuvas podem ser próximas de 45mm.

Alerta do Inmet. (Foto: reprodução)

Próximos meses

Agora em uma previsão a longo prazo, de julho a setembro, a tendência é de chuvas abaixo da média e temperaturas acima da média. Uma vez que o prognóstico climático considera o estabelecimento do fenômeno El Niño nos próximos meses.

“Há indicativo de um evento de intensidade moderada a forte, dadas as anomalias já verificadas na costa oeste da América do Sul. Além disso, considera o aumento do aquecimento anormal no Atlântico
Norte, o que pode influenciar a atividade e posicionamento das nuvens da faixa equatorial, contribuindo para a redução das chuvas, especialmente no norte da Amazônia”
, explica o Boletim Hidroclimático.

O boletim ainda informa que os modelos climáticos indicam 0% de condição de La Niña, 4% indicam neutralidade e 96% indicam El Niño.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.