Cotidiano

Criança com hidrocefalia espera TFD

Criança com hidrocefalia espera TFD Criança com hidrocefalia espera TFD Criança com hidrocefalia espera TFD Criança com hidrocefalia espera TFD

Faz um mês que, A.V.S.C., de um ano e três meses, sofre de hidrocefalia, e aguarda ser encaminhada pela Prefeitura de Boa Vista a ‘um hospital em algum lugar do país’ para cirurgia de drenagem de líquido de dentro do crânio. 

À Folha, a mãe da criança, a dona de casa Luana Priscila Souza, 26 anos, disse que a criança está internada há 13 meses. O processo de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) foi encaminhado, mas a prefeitura diz não ter conseguido vaga em nenhum hospital do país para realização do procedimento. “Há um mês esperamos respostas e tudo que ouvimos é não haver vagas ou contato com o hospital”, declarou.

Luana conta que a filha era uma criança ativa. Mas, hoje vive numa cama, sem mexer braços e pernas. Só abre os olhos. Nos exames, o neurocirurgião teria constatado duas bolsas de pus na cabeça, que devem ser drenadas. “O médico disse que pode ter uma pressão intracraniana e a cada dia o quadro dela piora”, lamentou.

Baseada em relato da direção do hospital, a mãe conta que a cirurgia não pode ser feita aqui por falta de um equipamento chamado neuroendoscópio. O que existia está quebrado e a Prefeitura estaria comprando outro que demoraria chegar.

Então, a solução seria agilizar o TFD. “A gente que passa pela situação, olha como descaso. O que vemos nas propagandas não é como acontece aqui dentro”, comentou.

HOSPITAL – O diretor-técnico do Hospital da Criança Santo Antônio, Máximo Eduardo Colina, informou que havia o neuroendoscópio. “Não temos mais esse neuroendoscópio. Ele estava velho e não funcionava. Tivemos que encaminhá-lo para concerto em outro estado”, disse o diretor-técnico.

Sobre o procedimento, Máximo Colina disse ser preciso tratar a infecção no crânio da criança. “Primeiro tem que resolver a infecção para poder realizar a cirurgia. Feita a cirurgia no quadro em que a paciente se encontra, a saúde dela pode piorar”, frisou.

Em relação ao encaminhamento da criança para hospital apto a recebê-la, o que impede é a disponibilidade de vaga. “Não há vagas em nenhum dos estados onde há hospitais aptos a realizar a cirurgia”, acrescentou o diretor.

PREFEITURA – A Folha procurou a Prefeitura de Boa Vista, que por meio de nota respondeu: “A solicitação de Tratamento Fora de Domicílio – TFD foi encaminhada à Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade, em Brasília, que é responsável pelo encaminhamento do paciente ao Hospital de destino, de acordo com a disponibilidade de vaga”, informou.

“No entanto, a paciente apresenta um quadro de infeção que impossibilita a realização de procedimento e de viagem. O HCSA está empenhado para que o quadro de saúde da criança seja estabilizado”, diz a nota.

APOIO – A.V.S.C. foi diagnosticada com hidrocefalia desde a gestação. Há 13 meses está internada no Hospital da Criança Santo Antônio. Quem estiver interessado em doar fraldas ou produtos de higiene, pode entrar contato por meio do número (95) 99177-5456. (E.M.)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.